TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variação Linguistica

Exames: Variação Linguistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3:Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro. Preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.

Vivemos em um país marcado por diversas variações lingüísticas, onde em cada canto desse país têm sua linguagem, seus ditos populares, dialetos.

A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.

Sendo essas variações lingüísticas elas representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

Ferdinand de Saussure é considerado o pai da lingüística devido seus estudos lingüísticos, ele afirma que a linguagem tem um lado individual e o social, sendo impossível conceber um sem o outro,esse lado social da linguagem Saussure chama de língua e o lado individual ele chama de fala.

A língua pertence a todos os falantes de determinada comunidade lingüística, chamada de homogênea por natureza.

A fala já pode ser chamada de natureza heterogênea, pois é individual e imprevisível, enquanto a língua é dotada de ordem e sistematização, a fala é irredutível a uma pauta sistemática, pois os atos lingüísticos não formam um sistema.

Sendo assim, falamos o português brasileiro, mas cada um com sua cultura, diferenças sociais, e com a rica diversidade cultural cada um tem seu jeito individualizado e heterogêneo de se falar.

Os fatos lingüísticos é uma tendência forte entre os brasileiros, eles afirmam que falamos todos a mesma língua e não existe dialetos no Brasil.Será?

Bagno (2005), afirma que “a língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”.

Não são só reconhecidas como diversidade lingüística, as pessoas que uma variedade desprestigiada são freqüentemente vitimas de descriminação.

A escola tem um papel importante nesse caso, pois ela impõe sua norma lingüística como se ela fosse de fato a linguagem da maioria dos brasileiros, independente de sua idade, sua origem geográfica, situação socioeconômica.

As variações lingüísticas e as variedades do português brasileiro ocorrem em todos os níveis da língua: lexical, fonético, morfológico, sintático e até pragmático, sendo eles podendo estar ligados a três tipos de fatores: Geográficos, Sociais e Socioculturais, de contexto.

Outro ponto que podemos citar é a faixa etária, nessa fase tudo é gíria, mas nem sempre é usada só por jovens, outras idades não tão jovem também tem o habito de falar em gírias, e também a diferença do linguajar entre o homem e a mulher, pois de acordo com pesquisas as mulheres tem fraqueza e insegurança ao falar.

O preconceito lingüístico também entra nesse contexto, pois as pessoas são normalmente julgadas pela forma como fala, mas principalmente, pelo papel que representa na sociedade.

Então se conclui que no caso de preconceito lingüístico não há certo ou errado, e sim o diferente, pois o problema em ser diferente não está no fato lingüístico, mas nas convenções sociais e culturais da sociedade em que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com