TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinicius de moraes Sintese de vida e obra

Por:   •  25/6/2015  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

Aluno: Matheus Tisato Santos     nº25   3ºD                                     Disciplina: Português                                       Data: 29/05/2011

____________________________________________________________

Notas de Leitura- A Rosa de Hiroshima de Vinicius de Moraes.

. [pic 1]

  1. Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes mais conhecido como Vinicius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Atraído pela música desde cedo, Vinícius de Moraes teve seu primeiro poema musical publicado na revista A Ordem, em 1932. Seus poemas trabalharam também com a felicidade e/ou a infelicidade muitas vezes, também. O autor procurou também escrever algumas poesias no ramo social. Fez também importante colaboração para a música nacional, cantando no estilo bossa nova. Foi e ainda é um dos principais autores brasileiros de poesia. Em 1956 nessa época que o poeta conheceu Tom Jobim e o convidou para musicar sua peça Orfeu da Conceição. Desta parceria, surgiriam músicas símbolos da Bossa Nova como Chega de Saudade e Garota de Ipanema, feita para Helô Pinheiro, então uma garotinha de 15 anos que passava sempre pelo bar onde os dois bebiam. No segundo semestre de 69 começa sua parceria com Toquinho. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim Tom, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.Um grande Incentivador de Vinicius de Moraes foi Otávio Faria um amigo e romancista da epoca da faculdade.
  2. Estende-se de 1930 a 1945, sendo um período rico na produção poética e também na prosa. O universo temático se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar-no-mundo. A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive.

A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista. Desde o Romantismo, a busca de traços particulares da realidade brasileira já estava presente em algumas obras, entretanto, neste período, a partir das conquistas da primeira fase modernista e das ideias socialistas, os autores dão um novo tom a esse regionalismo. A poesia prossegue a tarefa de purificação de meios e formas iniciada antes, ampliando a temática na direção da inquietação filosófica e religiosa, com Vinícius de Moraes, Jorge de Lima, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, ao tempo em que a prosa alargava a sua área de interesse para incluir preocupações novas de ordem política, social e econômica, humana e espiritual. 

[pic 2]

  1. A poesia tem como contexto histórico o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A poesia retrata as vitimas desse atentado que matou milhares de civis inocentes e destruiu duas cidades japonesas inteiras deixando apenas um prédio em pé (que se encontra no Memorial da Paz de Hiroshima) .O mundo neste momento estava divido entre a Aliança(bloco de países como Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros) e o Eixo(Alemanha, Itália e Japão) a população dos países membros estavam assustadas e torcendo para o fim da guerra. O Brasil se manteve fora da guerra até 1942 quando a Alemanha e a Itália começaram a afundar embarcações mercantis brasileiras, mesmo com o Governo de Getúlio Vargas  que tinha um modelo de caráter  fascista, devido a pressão de populares e dos outros aliados comercias o Brasil definitivamente entro na Guerra em agosto de 1942. 
  2. Você sabia que: Segundo Carlos Felipe Moisés, quando adolescente, Vinicius roubou do pai (que também escrevia) um soneto para dar de presente a sua namorada?

Você sabia que: O primeiro amor da vida de Vinicius foi Maria Cacimira (Cacy), e estudava na mesma turma que ele?

Você sabia que: Algumas fontes colocam seu nome de batismo como Vinitius e outras como Vinicius.

Você sabia que: Em 1931, entra para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

  1. http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/vinicius-de-moraes. jhtm

http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/rubrique. php3?id_rubrique=37

Nova Antologia Poética de Vinicius de Moraes-Editora Companhia das Letras. 2008

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com