TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM FOI MAX WEBER: Vida, obra e principais conceitos de suas teorias

Por:   •  7/11/2018  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RAFAEL LISBOA MARTINS

QUEM FOI MAX WEBER:

vida, obra e principais conceitos de suas teorias

Anajatuba

2018

RAFAEL LISBOA MARTINS

QUEM FOI MAX WEBER:

vida, obra e principais conceitos de suas teorias

Trabalho apresentando a disciplina Sociologia da Educação do curso Licenciatura em química da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Anajatuba

2018

MAX WEBER: SUA VIDA , OBRA PRINCIPAIS CONCEITOS  DA SUA TEORIAS

 Max Weber foi um importante sociólogo alemão, o mesmo estudou Filosofia, História, era Doutorado em Economia e formado em Direito. Tendo nascido na Alemanha era o filho mais velho entre os seus setes irmãos, sendo o seu pai um jurista e político do partido PLN (Partido Liberal Nacional) na época de Bismarck. Max estudou em grandes Universidades, como a de Heidelberg, Berlim e Gotinga. Com o passar do tempo Weber serviu o exército alemão e se casou com sua prima de segundo grau chamada de Marianne, uma destacada feminista e independente

Em 1897 morre Max Weber pai, depois de dois meses de uma discursão que ele teve com o Max filho, na qual não tiveram a chance de fazerem as pazes. Com o passar do tempo Max comeu ter alguns problemas de saúde como nervosismo e insônia causando-lhe vários transtornos na sua vida acadêmica para da aulas. EM 1909 além de ser casado, ele iniciou um romance com sua amiga e aluna Else Jaffé tendo durado 7 anos, pois a mesma recebera inúmeras cartas.

 Na primeira guerra mundial Max serviu um tempo como diretor do Hospital do Exército em Heiberg. Em1916 fez partes de grupos que tentavam manter o controle alemão na Bélgica e Polônia ao pós-guerra. Foi membro do Conselho de Obreiro e soldado de Heiberg e se converteu em consultor da comissão do armistício Alemão, para o tratado de Versales e a comissão lhe atribuiu o rascunho da constituição. Max Weber temia intensamente uma revolução comunista na Alemanha e inseriu o Art. 48 na constituição. Esse artigo foi usado por Hitler para obter poderes de ditador.

Com o passar do tempo Max retornou à docência na Universidade de Viena e depois na de Monique e se tornou o primeiro diretor de sociologia alemã. O mesmo morreu de uma pneumonia, aos 56 anos em 14 de junho de 1920 em Munique, deixando um grande legado para ciências humana.

Max teve várias obras dentre os seus escritos mais conhecidos podemos citar:

A Ética protestante e o Espirito do Capitalismo (1904);

A obra Póstuma Economia e Sociedade (1920);

A Ciências como Vocação (1917);

A Política como vocação (1919).

Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana, seja o de “ Ação Social”, que segundo o autor , deveria ser o principal objeto de estudos da Sociologia, Weber acreditava que as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdades para agir e modificar suas realidades.

Weber humaniza a sociologia na sociedade e esta é um teatro social sendo a mesma formada por indivíduos e estes são considerados atores sociais. Estes por sua vez exercem um papel social que lhes conferem um status social. Esse indivíduo, esse ator, ele vai agir por meio de uma coisa que Max chama de Ação Social, essa ação é objeto de estudos de Weber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com