TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Na Rua

Pesquisas Acadêmicas: Violência Na Rua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade social, a falta de sustentabilidade familiar e a ausência de políticas públicas no campo educacional dirigidas a crianças e adolescentes constituem uma verdadeira afronta aos Direitos Humanos; revelando-se num fator decisivo para que muitas crianças e adolescentes tomem as ruas como um espaço de sobrevivência.

A rua passou a ser a única possibilidade de sobrevivência onde essas crianças e adolescentes e até mesmo adultos, pedem esmolas, catam lixo e procuram meios de ganhar dinheiro com a venda de objetos (frutas, balas e etc.) ou limpando vidros dos carros.

Os maus tratos a que são submetidos, constantemente, no espaço da rua, resultam de uma violência estrutural, amplificada com o processo de globalização, mas também de uma opção política de investimentos dos recursos públicos em programas que não contemplam, de forma ampla e irrestrita, todos os que vivenciam a realidade de exclusão social. Evidente que há uma forte relação entre esta realidade de exclusão e o trabalho precoce, assim como com o aumento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes que vivem sem estudos e sem perspectivas sociais.

Os efeitos psicológicos da vivência do abandono e do desamparo, seja por parte da família, sejam por parte do Estado; e a apatia da sociedade frente a esta situação explícita de violência onde as crianças têm sua integridade, enquanto ser humano, altamente ameaçada, produz drásticos efeitos psicológicos nessas crianças e adolescentes.

O aumento da violência nos médios e grandes centros urbanos também é uma responsabilidade da sociedade por mais que esta não aceite este fato. A criminalidade em um primeiro momento pode até ser enfrentada com o emprego da força policial, mas esta não é, e nunca foi a solução final para este problema.

Nas ruas brasileiras, existe atualmente uma guerra urbana onde muitos saem para o trabalho diário, mas não sabem se irão retornar para o lar e para as suas famílias. A prática de homicídios, roubos, seqüestros, rebeliões, não é mais um fato isolado que possa motivar alguma surpresa quando apresentado nos noticiários.

A violência não ocorre somente com moradores de rua, mas também ocorre com a sociedade, que está exposta a diversos perigos nas ruas.

O distanciamento do Estado e a falta de uma participação efetiva da sociedade são questões que devem ser estudadas para se evitar o crescimento da violência em determinados grupos sociais, que são mais carentes e muitas vezes vivem na marginalidade. As limitações sociais não justificam a violência, mas todos possuem o direito a uma vida com dignidade.

As pessoas não querem apenas ajuda emergencial. O trabalhador precisa de um emprego e oportunidades para que possa crescer.

Qualquer plano de combate à violência deve, necessariamente, conter diretrizes para solucionar esse problema em cada uma das suas particularidades. O fim da violência nas ruas só começa com o fim da violência dentro de casa, dentro da escola, em lugares de comum acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com