TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica: INSTITUTO ARCA VERDE

Por:   •  20/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Visita Técnica: INSTITUTO ARCA VERDE

Bacharelado em Gestão Ambiental

Delmir L. E. Damacena - Lucas Henrique Closs

Maio/2016

INTRODUÇÃO

Arca é o lugar onde se guardam os tesouros. Assim como Deus teria escolhido o barco de Noé para salvar a biodiversidade do dilúvio universal, a Ecovila Arca Verde foi criada com o objetivo de ser um ponto de aglutinação de talentos, conhecimentos e vibrações positivas na construção e promoção da vida sustentável. Este ponto fica em um lugar encantado de muita pureza no interior do município gaúcho de São Francisco de Paula, biorregião alta e fria dos Campos de Cima da Serra.

A comunidade Arca Verde existe pelo desejo de viver com a natureza de forma saudável e sustentável, cuidando e valorizando as relações sociais. A infra-estrutura da Ecovila Arca Verde segue seu projeto-planejamento permacultural, que inclui hortas e agrofloresta. Permacultura é um conceito prático que pode ser aplicado tanto na cidade como no campo e em áreas de vida silvestre. Seus princípios estimulam a criação de ambientes equilibradamente produtivos, ricos em alimentos, energia, abrigos e outras necessidades materiais e não materiais, o que inclui infra-estrutura social e econômica.

O relatório produzido a partir da visita técnica à ARCA VERDE descreverá os processos e princípios permaculturais, que os integrantes do instituto aplicam no seu dia-a-dia. As atividades desenvolvidas durante a visita serão descritas conforme ordem cronológica.

OBJETIVOS

O objetivo principal foi conhecer e analisar todo o processo da permacultura em uma ecovila. Buscando informações como:

- Ecologia;

- Agroflorestas;

- Produção agrícola e florestal;

- Bioconstrução;

- Tecnologias alternativas.

METODOLOGIA

Na data de 16 de Abril, alunos do curso de bacharelado em Gestão Ambiental da UERGS (unidade de SFP), juntamente com professores, realizaram uma visita técnica ao Instituto Arca Verde. Chegando ao local fomos recebidos por Marcos e Francesco, ambos moradores e educadores ambientais do instituto.

Primeiramente formamos uma roda, onde todos se apresentaram e expuseram o que esperavam da visita técnica. Marcos e Francesco explicaram as atividades do dia a dia da Arca, falaram sobre bioconstução, banheiro seco, adubação e agricultura. O grupo todo participou realizando perguntas e tirando dúvidas. Em seguida, o grupo foi dividido em dois, onde realizamos uma caminhada pelo instituto, nosso grupo foi acompanhado por Francesco, que nos apresentou e mostrou todos os lugares.

- BANHEIRO SECO

 Primeiramente, fomos até o banheiro seco, suas paredes eram feitas de barro, e garrafas embutidas para a iluminação e seu telhado era verde. As fezes são separadas da urina, que são armazenadas em um local sem contato com o ambiente externo, para a compostagem. Ficam em galões grandes por um determinado tempo, até serem depositados em um outro tipo de armazenamento, que ali fica em média de um ano até a compostagem completa. Assim sendo utilizados para a adubação de plantas frutíferas.

- BIOCRONSTRUÇÃO

Em seguida, Francesco nos mostrou as cabanas, todas feitas de barro e argila. Suas paredes erram de grande espessura, para o conforto térmico dos moradores, seu telhado era verde com sistema de captura da água da chuva. Todas as cabanas possuem eletricidade elétrica, e algumas sistema de placas solares.

- AGROFLORESTA

Francesco nos mostrou a agrofloresta do instituto, uma floresta relativamente pequena, mas com uma grande quantidade de plantas frutíferas. Com o terreno um pouco aclive, nos disse que usam a técnica de curvas de níveis para o escorrimento da água de chuva, assim escorrendo e chegando a todas as plantas. Nos canteiros são colocados capim em cima da terra, protegendo a terra do sol e do vento, mantendo assim a terra sempre úmida. Outra técnica que Francesco nos ensinou foi á colocação de troncos de árvores ao redor dos canteiros, a madeira vai apodrecendo e adubando o local, deixando a terra fértil e úmida. A Agrofloresta é um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, uma ajudando a outra, sem problemas com “pragas” ou “doenças”, dispensando o uso de venenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (370.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com