TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - MATÉRIA PUBLICADA PELO INSTITUTO GARTNER

Monografias: PIM - MATÉRIA PUBLICADA PELO INSTITUTO GARTNER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM I

Brasília – Pólo Sudoeste

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM I

Dâmaso Rômulo e Silva Lages RA 0912215

Débora Miranda Gonçalves RA 0916560

Luis Alberto Silvera Martinez RA 0917128

Moacyr Faustino Junior RA 0916265

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Semestre: Primeiro/2011

Brasília – Pólo Sudoeste

2011

Resumo

Em busca do conhecimento adquirido com os novos conceitos apreendidos nas aulas, nos vídeos, revistas e na Web, e no intuito de transformá-lo em riqueza e desenvolvimento social, este trabalho tem por objetivo entender sobre o tema “Projetos Dentro do Prazo e Orçamento” e fazer posteriores considerações do grupo. O conhecimento aqui construído utilizou assuntos abordados nas matérias de: Lógica, Fundamentos de Sistemas Operacionais e Comunicação Aplicada.

Palavras-chave: Lógica, Fundamentos de Sistemas Operacionais e Comunicação Aplicada.

.

Abstract

In search of the knowledge gained with the new concepts learned in class, in videos, magazines and the Web, and in order to transform it into wealth and social development, this study aims to understand about "projects on schedule and budget" and to do further group comment. The knowledge built here used subjects broached in the disciplines of: Logic, Fundamentals of Operating Systems and Applied Communication.

Key words: Logic Management, Fundamentals Of Operating Systems And Applied Communication.

Sumário

RESUMO

ABSTRACT

1. INTRODUÇÃO 5

1.1. Apresentação 6

1.2. Objetivos 6

1.2.1. Geral 6

1.2.2. Específicos 6

1.3. Estruturação do trabalho 7

2. FUNDAMENTOS EM GESTÃO DE PROJETOS 7

2.1. Gerenciamento de Projetos, história 7

2.2. Gerenciamento de Projetos, ciência 10

2.2.1. O que é Projeto? 10

2.2.2. O que é gerenciamento de Projetos? 10

3. MATÉRIA PUBLICADA PELO INSTITUTO GARTNER 13

4. INTERFERÊNCIA NO MERCADO BRASILEIRO DE TI 14

5. PROPOSTA TÉCNICA PARA ENTREGA DE SERVIÇOS DE TI 16

6. CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

1. INTRODUÇÃO

O papel ocupado pela TI nas organizações atuais passou de simples ferramenta de automatização de tarefas para área de investimentos e instrumento de vantagem competitiva. A TI continua automatizando tarefas, mas hoje já faz parte do negócio de muitas organizações, ou ao menos apóia o mesmo.

Para corresponder à importância obtida, a TI precisa ser eficiente e os serviços relacionados precisam ter qualidade e serem fornecidos de forma estável e confiável. Magalhães e Pinheiro (2007: 45) definem serviços de TI como “um conjunto de recursos, TI e não TI, mantidos por um provedor de TI, cujo objetivo é satisfazer uma ou mais necessidades de um cliente (áreas de negócio) e suportar os objetivos estratégicos do negócio do cliente, sendo percebido pelo cliente como um todo coerente”.

Buscando evitar perdas de receitas e prejuízos no negócio, a área de TI tem usado o Gerenciamento de Serviços de TI como instrumento de gestão e controle do ambiente computacional. Para auxiliar as organizações na Governança de TI, onde está inserido o Gerenciamento de Serviços de TI, existem alguns modelos e conjuntos de boas práticas, como CMMI, COBIT, ITIL, BSC, PMBOK, Normas ISO, entre outros (Fernandes e Abreu, 2006:168).

Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções para a incapacidade de entrega de projetos de TI dentro do prazo e orçamento estabelecidos.

1.1. Apresentação

Com o objetivo de Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas no primeiro semestre de 2011, a saber, Lógica, Fundamentos de Sistemas Operacionais e Comunicação Aplicada, o grupo analisou um fragmento da matéria publicada pelo Instituto Gartner em fevereiro de 2011.

Problema estratégico: a incapacidade de cumprir o cronograma do projeto, fazendo sua entrega dentro do orçamento e do prazo previstos.

Diante do exposto será feita uma pesquisa de o quanto esse fato influencia o mercado de TI brasileiro e, por fim, será desenvolvida e proposta uma solução fundamentada para atender o binômio no prazo e dentro do orçamento em projetos de TI.

1.2. Objetivos

1.2.1. Geral

Analisar o texto do Gartner, pesquisar o quanto esse fato influencia no mercado de TI brasileiro, então desenvolver e propor uma solução fundamentada para atender o binômio no prazo & dentro do orçamento em projetos de TI, aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Lógica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com