TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visualizar Solicitação

Trabalho Escolar: Visualizar Solicitação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 2

Produção textual com, no mínimo dez e, no máximo quinze linhas.

1. Elabore um texto dissertativo-argumentativo, de 20 linhas, respondendo a seguinte questão: “O que é ser um professor de espantos?”

O Professor de espantos é um novo tipo de professor, cuja missão fundamental não seja ensinar matemática, português ou geografia as crianças, e sim a de “ provocar a inteligência, a curiosidade, o espanto”. “ O objetivo da educação não é ensinar coisas que já estão nos livros e na internet, é criar a alegria de pensar.

Não é o professor quem ensina, é a criança quem pergunta e interage. Ninguem é incentivado a ler porque o professor mandou, pois a leitura é um relação amorosa, sendo preciso criar o gosto pela leitura”, ou seja é aquele professor ue instiga o aluno a pensar e a buscar conhecimento, não de uma forma autoritária, mas de uma forma encantatória.fazendo com que a criança e o adolescente não percam o espanto com o mundo.

Penso que o problema que enfrentamos é quebrar o muro que há entre o mestre e o aluno. Parece, muitas vezes, que jogamos para o outro lado uma garrafa contendo conhecimentos. Não sabemos se o jovem a pegou e a abriu, mas achamos que fizemos a nossa parte ao mandá-la. Até que pedimos a garrafa de volta, dessa vez contendo o que ele aprendeu. Geralmente reproduz exatamente o conteúdo anterior. Depois retornamos a garrafa com sua nota (numérica ou travestida em um conceito ou em um parecer). E achamos que com isso ele aprendeu. Melhor seria dizer: ele apenas apreendeu.

Ensinar seria quebrar esse muro abrindo uma passagem ou então derrubá-lo. Mostrar para o aluno o que há de um lado, porém o professor deve ver também o que há no outro facilitando a aprendizagem do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com