TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão

Seminário: Visão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

 Visão física: Nada vive isolado na natureza. Tudo está inter-rela-cionado. Assim como influenciamos no meio, somos influenciados por ele. Um ser depende do outro para sobreviver. Não existem seres mais ou menos im¬portantes para o conjunto da vida no pla¬neta. A única coisa importante é a rede de relações que todos os seres vivos mantém entre si e com o meio em que vivem. Rom¬pida esta "teia", ou diminuída em sua capaci¬dade, a vida corre perigo.

 Visão cultural: O meio ambiente não é constituído apenas pelo mundo natural, onde vivem as plantas e os animais, mas também pelo mundo construído pelo ser humano, suas cidades, as zonas rurais e urbanas. Estes dois mundos relacionam-se e influenciam-se re-ciprocamente. Somos resultado dessas duas evoluções, a natural e a cultural.

 Visão político-econômica: O poder não está distribuído de maneira igual por toda a humanidade, sendo diferente, portanto, a distribuição das responsabilidades de cada um pela destruição do planeta e pela construção de um mundo melhor. Cada cidadão pode e deve fazer a sua parte, mas os empresários, políticos, administradores públicos, etc., têm uma responsabilidade muito maior. Atrás de cada agressão à natureza estão interesses sócio-econômicos e culturais de nossa espécie, que usa o planeta como se fosse uma fonte inesgotável de recursos. As relações entre a espécie humana e a natureza estão em desequilíbrio por que refletem a injustiça e desarmonia das relações entre os indivíduos de nossa própria espécie.

 Visão ética: A mudança para uma relação mais harmônica e menos predatória e poluidora com o planeta e as outras espécies depende de todos, mas especialmente começa em cada um de nós, individualmente, através de dois movimentos distintos: um para dentro de nós mesmos e de nossa família, com adoção de no¬vos hábitos, comportamentos, atitudes e valores; e outro para a sociedade em torno de nós, buscando a união com outros cidadãos para influir em políticas públicas e empresariais que levem em conta o planeta, a qualidade de vida, a justiça social.

Logo, por mais que o ensino para o meio ambiente mude de lugar para lugar, em função das diferentes realidades, alguns princípios estão presentes praticamente em todas as situações, tais como:

Defina palavras e conceitos

Defender a natureza, a flora e a floresta, o meio am¬biente, a ecologia. Preservar os ecossistemas e os habitats, combater a depre¬dação dos recursos naturais, a poluição de ma¬nanciais e do lençol freático. São palavras e conceitos que se tornaram comuns hoje em dia, mas afinal, do que se trata? É preciso definir o que se está falando, tomando o cuidado de não cair num tecnicismo que distancie o aluno da ação transformadora que ele precisa empreender como cidadão de seu tempo.

Mostre a importância

Por mais sério que seja, ninguém consegue ter a sen¬sação de im¬portância por uma coisa abstrata, fora de sua reali¬dade. Antes de se importar com a sobrevivência das outras espé¬cies, o aluno precisa es¬tar consciente de sua própria importân¬cia, sua capacidade de interferir no meio ambiente e de agir como cidadão. Afinal, como respeitar es¬pécies consideradas inferiores se o aluno percebe que não há respeito entre os indivíduos de sua própria espécie?

Estimule a reflexão

A cada ação deve corresponder uma reflexão, pois não é possível pretender transformar o mundo ou criar uma relação mais harmônica com a natureza ou os outros indivíduos de nossa própria espécie baseando-se apenas noacademicismo, onde se acumula um volume imenso de conhe¬cimentos e informações sem que isso reverta em melhoria das condições de vida; ou no tare¬fismo, onde se procura transformar o mundo pela ação direta, como se nosso esforço fosse o suficiente para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com