TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÔLEI

Tese: VÔLEI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

A HISTÓRIA DO VÔLEI

O Voleibol foi criado em 1885, em Massachussets, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke, no Estado de Massachussets, nos Estados Unidos da América. Este professor de Educação Física, ao procurar criar uma nova atividade que fosse suave e motivante, ao contrário do fatigante e competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no Inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o ténis, inventou uma nova modalidade, a que chamou de “minonette” e que deu origem ao voleibol dos nossos dias.

William Morgan tentou criar uma atividade de carácter mais recreativo, que se adaptasse aos seus alunos e aos homens de negócios que frequentavam os seus cursos e que simultaneamente exigisse um grande esforço e uma movimentação variada. Ter-se-á inspirado do ténis, uma vez que permaneceu na sua ideia uma rede a dividir o espaço de jogo, ao mesmo tempo que o jogo deveria ser jogado num recinto retangular, entre duas equipas separadas por uma rede, mantendo uma bola em movimento, até que esta tocasse no solo, ou fosse batida para além dos limites do campo.

O número de jogadores não era limitado só tinha de ser igual para ambas equipas. O sistema de rotação era já usado, para que todos jogadores pudessem servir.

Era pois, um jogo que poderia ser jogado em recintos cobertos ou ao ar livre, por um qualquer número de jogadores, que não precisavam de material para bater a bola, pois poderiam fazê-lo com as próprias mãos. A dificuldade estava em arranjar uma bola de grandes dimensões e de pouco peso, que se adaptasse ao tipo de jogo que se havia idealizado.

Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou por se usar a sua câmara, o que também se tornava demasiado leve. Foi então que a firma A. G. Spalding & Brothers criou uma bola idêntica à dos tempos atuais.

A primeira demonstração pública deste jogo foi realizada em 1896 no Springfield College, durante uma conferência de directores de Educação Física do YMCA (Young Man Christian Association). Morgan apresentou duas equipas formadas por cinco jogadores, num campo de 15,35 m de comprimento, por 7,625 m de largura e com a rede colocada a uma altura de 1,98 m.

Durante a exibição o Prof. Alfred Halstead sugeriu a mudança de nome para “Volley-ball” que na sua opinião era mais adaptada ao jogo e com a qual Morgan concordou.

Estavam assim lançadas as bases de um jogo que, sofrendo variadas e profundas alterações, em breve se iria expandir e popularizar por todo o mundo.

As primeiras regras que se conhecem datam de 1896 e foram escritas por J. Y. Cameron,

Em Portugal, o voleibol foi introduzido pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nos Açores durante a primeira guerra mundial.

O engenheiro António Cavaco, natural da Ilha de S. Miguel, veio para Lisboa cursar engenharia e teve um papel preponderante na divulgação do voleibol, nomeadamente nas Escolas Superiores e Faculdades e com mais incidência na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, equipa que dominou o voleibol nacional até à década de sessenta.

A Associação Cristã da Mocidade (A.C.M.), ramo português do Y.M.C.A., teve igualmente uma ação relevante na difusão do voleibol em Portugal e a ela se deve a publicação do primeiro livro de regras escrito em português, bem como a sua importante contribuição para a fundação da Associação de Voleibol de Lisboa fundada em 28 de Dezembro de 1938.

Em 7 de Abril de 1947, foi criada em Lisboa, a Federação Portuguesa de Voleibol, cujo primeiro presidente foi Guilherme Sousa Martins, e que foi uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol.

O primeiro Campeonato Nacional Masculino disputou-se em 1947 e teve como vencedora a equipa da A.E.I.S. Técnico.

Portugal participou no primeiro Campeonato da Europa em Roma, em 1948, e classificou-se em quarto lugar entre as seis equipas presentes.

A divulgação do voleibol assume, para o educador, uma especial importância, devido ao seu alto valor educativo e por ser um precioso meio de educação integral, isento de violência e com forte apelo à educação coletiva.

Principais fatos após a invenção do voleibol:

- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos

- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão

- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte

- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan

- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)

- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)

- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.

- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino

- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.

Últimos campeões de voleibol:

- A seleção brasileira masculina de voleibol foi campeã do Campeonato Mundial de Vôlei nos anos de 2002, 2006 e 2010. A seleção feminina italiana foi campeã em 2002, enquanto a da Rússia obteve o título em 2006 e 2010.

- As Copas do Mundo de Vôlei de 2003 e 2007 também foram vencidas pela seleção brasileira masculina.

- Na Copa do Mundo de 2011, a seleção russa sagrou-se campeã. Mesmo com o terceiro lugar, a seleção brasileira de voleibol conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

- A seleção feminina de vôlei da Itália foi campeã da Copa do Mundo de Vôlei nas últimas duas edições (2007 e 2011).

- Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, a seleção masculina de voleibol da Rússia obteve a medalha de ouro, após vencer a seleção brasileira na final. Na categoria feminina, as jogadoras brasileiras jogaram muito bem e conquistaram o ouro para o Brasil, após vencerem a forte equipe dos Estados Unidos.

PRINCIPAIS SELEÇÕES MUNDIAIS DE VÔLEIBOL

Masculino

Rússia (antiga União Soviética)

Itália

Checoslováquia

Brasil

Polônia

Estados Unidos

Alemanha Oriental

Roménia

Bulgária

Cuba

Iugoslávia

Japão

Argentina

França

Feminino

Rússia

(antiga União Soviética)

Japão

Cuba

RP China

Itália

Estados Unidos

Brasil

Polônia

Peru

Roménia

Checoslováquia

Coreia do Sul

Coreia do Norte

Sérvia e Montenegro

A DIFERENÇA ENTRE O VOLEI FEMININO E O MASCULINO

A diferença é a rede. A feminina tem 2,24m e a masculina tem 2,43m.

A dinâmica é diferente. No feminino devido aos ataques não serem tão potentes, salvo os casos nas épocas de Isabel, Ana Mozer e Mireia Luiz (Peru), as defesas (rally) hoje são mais frequentes, levantando o público nas arquibancadas dos ginásios. Já na partida entre do masculino, acontecem jogos onde prevalece o saque bem forçado, ataques muito potentes e "blocs" bloqueios ofensivos, que muitas vezes parecem mais com contra ataque pela velocidade e violência que a bola volta para o campo adversário.

Existe também uma grande diferença entre o lado emotivo e psicológico do feminino e masculino. O time feminino quando está atrás no placar, costuma manter a calma e a concentração para buscar a igualdade, mas às vezes se excede na calma e o time adversário acaba abrindo uma vantagem maior.

Já no time masculino, impera o nervosismo e os jogadores tentam de qualquer forma tirar a diferença, quando estão perdendo. Acabam por cometer muitos erros e o adversário, mesmo sem estar com melhor desempenho, ganha vantagem por errar menos. Durante os pedidos de tempos o time feminino demora mais para assimilar as orientações táticas, o que às vezes pode custar o set.

Em compensação quando acerta o esquema, se supera, vira o set e até vence a partida.

O masculino assimila mais rápido as orientações para jogadas e parte afoito para a quadra, mas a pressa pode levar à erros e também comprometer o set.

Jogos entre equipes femininas costumam ser equilibrados e quem consegue uma vantagem de dois ou mais pontos dificilmente perde o set. Partidas entre times masculinos são bastante equilibradas e nem sempre quem abre vantagem fecha o jogo.

O poder de recuperação é frequente por parte das equipes no masculino devido ao grande número de erros cometidos durante o jogo quando é usada muita força nos saques e ataques ou insistem em demasia com uma determinada jogada. Tanto para os times de vôlei femininos como para os masculinos, treinar é que faz a diferença nos jogos, afinal estar preparado para superar uma complicação tática ou pressão emocional, pode e deve levar a vitória.

INTRODUÇÃO

Voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em dois por uma rede, por duas equipas de seis jogadores cada.

O objetivo do esporte é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

Este trabalho é ir um pouco as raízes do assunto, pois a informação fornecida pelo professor e a necessária para se saber um pouco de como se joga voleibol. E a parte mais teórica é o que se pretende abordar neste trabalho mas no fundo vai ao encontro do da prática as aulas.

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »