TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁLVARO DE CAMPOS: UM ESTUDO DA HETERONÍMIA COMO MÁSCARA PESSOANA

Trabalho Escolar: ÁLVARO DE CAMPOS: UM ESTUDO DA HETERONÍMIA COMO MÁSCARA PESSOANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

ÁLVARO DE CAMPOS: UM ESTUDO DA HETERONÍMIA COMO MÁSCARA PESSOANA

MORAIS, Sanya Adelina de Andrade

RESUMO

Este trabalho é um estudo sobre a heteronímia de Fernando Pessoa em Álvaro de Campos, seu heterônimo futurista, que causou muita polêmica em sua época por causa de suas poesias, as quais criticavam muito a vida social e política e exaltavam o modernismo das máquinas. Tem como objetivo encontrar nesse heterônimo, características da vida pessoal do próprio Pessoa, já que um heterônimo é “um outro autor com características próprias”, porém, em alguma oportunidade, Pessoa aproveitou para se camuflar por trás desse heterônimo.A pesquisa fundamenta-se nas teorias literárias portuguesa de Massaud Moisés, e na possível transferência de identidade de Fernando Pessoa a seu heterônimo Álvaro de Campos, fazendo prevalecer em sua obra o criador ao invés da criatura, mascarando muitas ideias de Pessoa, que aparecem com a autoria de Campos – a criatura, porém com características e assuntos pessoais do próprio criador.A presente pesquisa teve como metodologia o caráter investigativo, pois, além de estudos através de livros teóricos para embasar esse estudo, foi cruzando informações, datas, acontecimentos políticos e pessoais na vida de Pessoa e as poesias de Álvaro de Campos, que possibilitaram à conclusão desse trabalho.Em época de ditadura, sabemos historicamente que nenhum cidadão tinha ou tem liberdade de expressão, com isso, imaginemos então, Fernando Pessoa publicando os manifestos de Álvaro de Campos criticando o governo por sua autoria. Possivelmente, Pessoa não teria morrido de causas naturais.Na verdade, podemos deduzir que Fernando Pessoa quis realmente mostrar sua grandeza artística e acima de tudo, humana, principalmente para aqueles que o conheciam, porém nunca pararam para reconhecê-lo e convivê-lo, para saber que na verdade toda a sua heteronímia era simplesmente a mesma pessoa que por muitos motivos pessoais e políticos estavam aprisionadas dentro de si.

PALAVRAS-CHAVE: Heteronímia, Identidade, Máscara.

ABSTRACT

This workisa study about theFernandoPessoa ´s heteronomyinÁlvaro deCampos,hisfuturisticheteronym, which caused much controversyin his timebecause ofhis poetry, whichcriticizeda lot thesocial and political lifeandexaltingthemodernismof the machines. Aims to findin thisheteronym, traitsof the personal lifeof his ownPessoa since aheteronomous is"another author with its own characteristics," but inany opportunity, Pessoa took advantageto camouflage himbehind thisheteronym. The researchis based on the MassaudMoses´sPortuguese literarytheories, and the possibletransfer of identity fromFernandoPessoa tohisheteronymÁlvaro deCampos, making prevailin his work the creatorrather thanof the creature, masking many Pessoa´sideas,appearingwithCampos's authorship -the creature, but withfeatures andpersonal subjectsof the creator. Thisresearch had asthemethodologyinvestigative character, because in addition totheoreticalstudiesthrough booksto supportthisstudy, wascrossinginformation, dates, Pessoa´s political andpersonallifeandthe poetryby Álvaro deCampos,which allowedthe conclusionof this paper. In times ofdictatorship, we know historicallythat no citizenhadorhasfree speech, therefore, imagine then,FernandoPessoapublishingmanifestofÁlvaro deCamposcriticizingthe government for itsauthorship. PossiblyPessoawould not have diedfrom natural causes. In fact, we can deduce thatFernandoPessoareally wanted toshow theirartistic greatnessandabove all,human, especially for thosewho knew him, but neverstopped toacknowledge himand lives together, to know thatin factall hisheteronomy wassimplythe same personfor manypersonal reasonsandpoliticians wereentrappedinside.

KEY WORDS: heteronomy, Identity, Mask.

1. INTRODUÇÃO

Com a despersonalização que Fernando Pessoa faz em Álvaro de Campos, dá-se forma a amplitude e a complexidade dos seus pensamentos, conhecimentos e percepções da vida e do mundo. Dando vida a esse “personagem”, Pessoa expõe suas opiniões e críticas sobre as diferentes formas do universo e do homem, através da poesia e características de personalidade de Álvaro de Campos.

Álvaro de Campos pode ser visto como uma das formas de expressar diferentes personalidades do próprio Pessoa. Em suas poesias, analisaremos o conteúdo comparando com fatos e datas que marcaram de alguma forma a vida pessoal de Pessoa, com o propósito de tentar mostrar a “máscara autoral” que Fernando Pessoa utiliza para disfarçar seus sentimentos, ou opiniões diante à sociedade de sua época.

2. ÁLVARO DE CAMPOS (1890-1935?)

2.1.Criação do heterônimo Futurista

Segundo a biografia destinada a Campos, ele nasceu na cidade de Tavira, Portugal no dia 15 de outubro de 1890. Campos é o mais alto entre as criações de Pessoa, mas com tendência a curvar-se, cor entre branco e moreno, tipo judeu português (basicamente a aparência de Pessoa). Teve educação de Liceu, depois foi morar na Escócia para estudar engenharia (Pessoa também estudou fora de seu país).

Sua contribuição literária é muito ampla, visto que todo poeta de “carne e osso” têm varias fases literárias, Pessoa com toda sua grandeza deu a seu heterônimo modernista três fases, de inicio é influenciado pelo decadentismo simbolista, onde faz um grande tumultuona sociedade de sua época com o poema “Opiário”.

Depois pelo futurismo, como sempre, agitou Portugal com os poemas “Ode triunfal e Ode marítima”, e por fim uma fase pessimista, com o poema “Tabacaria”.

Entre essas fases, Campos colaborou com 245 poemas / odes, dentre os heterônimos foi o que mais escreveu e participou com publicações em algumas revistas como a Orpheu e Contemporânea.

2.2. Álvaro de Campos, uma camuflagem pessoana

Poeta afoito, sem receios em escrever suasideias, Campos foi muito criticado por causa de suas inúmeras palavras em forma de manifestos. Fernando Pessoa viveu sua fase literária em meio à ditadura, com isso sabemos que seria difícil se expressar abertamente.

Quando inauguraram a revista Orpheu, Pessoa utilizou Campos em suas criticas à sociedade. Como abertura, Campos iniciou sua primeira publicação com “Opiário e Ode triunfal”. “Ode marítima”, que causou espanto e escândalo a todos, tanto quanto as primeiras publicações, foi publicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com