TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área, localização e formação físico-geográfica da Cidade do Recife

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. Fundação da Cidade do Recife e etimologia do nome 4

2. Área, localização e formação físico-geográfica da Cidade do Recife 4

2.1. Área e localização da Cidade do Recife 4

2.2. Formação físico-geográfica da Cidade do Recife 5

3. A ocupação do espaço e evolução histórico-urbana 7

4. A organização político-administrativa do território 10

5. A população recifense 11

6. A produção da riqueza 12

6.1. Indústria, comércio e serviços 12

6.2. O porto de Suape 13

7. A cultura recifense 14

REFERÊNCIAS 16

1. FUNDAÇÃO DA CIDADE DO RECIFE E A ETIMOLOGIA DO NOME

A história de Recife é relacionada com o período ligeiramente posterior à conquista portuguesa do Brasil. Data-se do ano de 1534 quando a parte leste do Brasil foi dividida pela Coroa Portuguesa em Capitanias Hereditárias. Uma das capitanias que mais se destacou foi a dada ao Capitão-donatário Duarte Coelho. O Porto do Recife era um dos principais portos da região para onde as produções eram levadas. Com a proteção fornecida pela barreira de corais a cidade tornou-se um importante ancoradouro dos navios pela proteção fornecida pela barreira.

A barreira de arrecifes foi o que deu o nome à cidade.

Ensinam os filósogos que a palavra arrecife é a forma antiga do vocábulo recife e que ambos procedem do árabe, ar-raçif, que significa calçada, caminho pavimentado, linha de escolhos, dique, paredão, muralhas, cais, molhe. No antigo castelhano arrecife tinha o sentido de caminho, banco ou baixio mar. (José Antônio Gonsalves de Mello, em O Recife e os arrecifes)

Ainda segundo José Antônio Gonsalves de Mello, por Recife ter se originado de um acidente geográfico – o arrecife – a sua designação não origina-se do artigo definido masculino. “Por isso no Recife, do Recife, para o Recife e não em Recife, de Recife, para Recife”.

2. ÁREA, LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO FÍSICO-GEOGRÁFICA

2.1 ÁREA E LOCALIZAÇÃO

A Cidade do Recife tem 218 km¬2 de área, cerca de 0,2% da área total do estado de Pernambuco. Comparando-se com os municípios da Mesorregião Metropolitana do Recife, a cidade apresenta uma área inferior somente aos seguintes municípios: Jaboatão dos Guararapes (258,694 km2), São Lourenço da Mata (262,106 km2), Igarassu (305,56 km2) e Cabo de Santo Agostinho (448,735 km2). Mas comparando-se a algumas capitais de outros estados do Brasil como São Paulo (1523 km2), Salvador (706 km2) e Maceió (511 km2), o Recife apresenta uma área inferior à média nacional (3040,231 km2). Sendo, assim, a 23ª maior capital do Brasil.

A capital de Pernambuco está localizada nas coordenadas 8º3’14”S, 34º52’51”O. O Recife faz fronteira com Olinda, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. Está localizado na região Nordeste segundo a Regionalização dos Estados Unidos do Brasil do IGBE feita na década de 1940.

Localização do Recife na Região Metropolitana do Recife. (Créditos na imagem)

2.2 FORMAÇÃO FÍSICO-GEOGRÁFICA

A Cidade do Recife está localizada sobre uma planície aluvional (ou fluviomarinha). É constituído por ambientes de morros, ambientes de planície, ambiente litorâneo e ambientes aquáticos. Os morros, na região noroeste do município, estes sendo formados por chãs (ou tabuleiros) – planaltos de baixa altitude de formação majoritariamente sedimentar – e por colinas, que são acidentes geográficos de pequenas dimensões, também conhecido como morro, que se estende do norte do município ao oeste e sudeste da cidade. Os ambientes de planície são classificados como estuário quando são o local onde o rio desemboca no mar ou em outro rio, estes se estendem do nordeste ao sudeste do município, na região predominantemente litorânea. O ambiente litorâneo, ou as praias, estão localizados no sudeste da cidade, onde existem as Praias do Pina e de Boa Viagem.

Unidades Ambientais do Recife – Prof.ª Edna Medeiros

A hidrografia da Cidade do Recife é caracterizada pela abundância de rios e afluentes. Graças ao grande número de rios e ilhas componentes da cidade, esta recebeu a denominação de “Veneza brasileira”. Caracterizado também pela presença do manguezal na região de baixo estuário e uma pequena região litorânea. Uma das poucas lagoas do estado está localizada no município, a Lagoa do Araçá.

As bacias que se destacam no Recife são as dos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió. Além de ser composto por vários outros rios que se encontram canalizados, como o Canal do Arruda e o Canal do Cavoco.

O Recife apresenta um clima tropical. O que significa que a temperatura média é acima dos 18ºC e não tem estações bem definidas. O clima tropical húmido da cidade é representado por As’ segundo a classificação de Köppen-Geiger. Isso nos diz que o município está num clima megatérmico e que as chuvas ocorrem no período outono-inverno.

O tempo médio de insolação é de 2550 horas/ano, o que faz com que a evaporação da água ocorra de maneira intensa, causando um grande número de chuvas. O índice pluviométrico é superior a 2000 mm anuais, concentrados de abril a julho.

Gráfico climático da Cidade do Recife

O Recife possui uma pequena área de mata atlântica na região do bairro de Dois Irmãos, onde fica o Parque de Dois Irmãos. A vegetação também é composta pelos manguezais localizados na região da foz dos rios e na fronteira com Olinda.

3. A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO E EVOLUÇÃO HISTÓRICO-URBANA DA CIDADE DO RECIFE

A partir de 1501, um ano após a chegada dos portugueses, foram iniciadas expedições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com