TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Aplicada e Bioética

Resenha: Ética Aplicada e Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

ioética e Interdisciplinaridade

A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas é uma reflexão com base na realidade. A Bioética, atualmente, é considerada como sendo a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos. A Bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Desta forma, estimula novos patamares de discussão e de reflexão, que podem possibilitar soluções adequadas.

Ética Aplicada e Bioética

A Ética, a Moral e a Lei se referem às ações desenvolvidas pelos seres humanos. Enquanto que a Ética busca as justificativas para as ações, a Moral e a Lei estabelecem regras para as mesmas. As regras morais têm, em geral, caráter universal, enquanto que as leis se aplicam, de forma compulsória, a uma determinada comunidade organizada. As interrelações da Ética com a Moral e a Lei podem, às vezes, gerar confusões ou conflitos, porém todas as três são diferentes visões sobre o comportamento humano.

O notável desenvolvimento científico e tecnológico verificado na área da saúde fez com que inúmeras novas questões fossem apresentadas aos profissionais que atuam nesta área, de forma especial aos médicos. O nascer e o morrer, a alocação de recursos e os limites da pesquisa em seres humanos são exemplos disto. Estas questões, segundo Ilya Prigogine, fizeram com que tivéssemos que abandonar, neste fim de século, a tranqüila quietude de já ter decifrado o mundo. A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas, é uma reflexão com base na realidade.

A Evolução da Definição de Bioética

A palavra Bioética foi utilizada pela primeira vez pelo Prof. Van Rensselaer Potter, em 1970, em um artigo científico, que resumia um capítulo de um livro seu que estava no prelo. A sua caracterização inicial era a seguinte: “Nós temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética urbana, uma ética internacional, uma ética geriátrica e assim por diante... Todas elas envolvem a bioética.

Esta definição era extremamente abrangente, incluindo diferentes campos de conhecimento e ação muito díspares. O Prof. Potter, posteriormente, aplicou esta mesma caracterização para a Ética Global ou Bioética Global.

Em 1978, o Prof. Warren Reich, do Instituto Kennedy de Ética, da Universidade Georgetown/EEUU, organizou a primeira versão da Enciclopédia de Bioética. A definição utilizada restringia o significado da Bioética ao “estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e a atenção à saúde, enquanto que esta conduta é examinada a luz dos princípios e valores morais”.

Na segunda edição da Enciclopédia de Bioética, de 1995, o Prof. Reich alterou a sua definição anterior de Bioética, sintetizando as principais idéias existentes. Caracterizou a Bioética como o “estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.

As Múltiplas Abordagens da Bioética

A Bioética, segundo Durant,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com