TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

'TRABALHO SOCIOCULTURAL

Ensaios: 'TRABALHO SOCIOCULTURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

1) Observe a charge abaixo:

Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-Z30vZOpsydY/UCPuVWyzhFI/AAAAAAAAKyY/yxFtJ3pBVec/s640/charge+mensal%C3%A3o.jpg>. Acesso em: 31 out. 2012.

Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

2) Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamos usar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo impensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.

De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina), sobre a temática dos atalhos indicados, pautando-se sobre as seguintes questões propostas:

a) Porque os movimentos sociais nacionais e internacionais, através do uso das redes sociais, se tornam um empecilho para os interesses do poder dos Estados-nações e das grandes corporações? (2,0 pontos)

b) Em outros tempos, a praça e o espaço público eram os locais onde as pessoas se reuniam para externar suas insatisfações e descontentamentos. O que mudou de lá para cá? (2,0 pontos)

c) O que é necessário para garantir ou exigir direitos civis básicos em um país através das modernas redes sociais? (2,0 pontos)

Leituras para consulta:

LOPES, Gustavo Chaves. O papel das redes sociais como ferramenta de mobilização política da sociedade: uma análise da Primavera Árabe: http://www.slideshare.net/gustavoclopes/o-papel-das-redes-sociais-como-ferramenta-de-mobilizao-poltica-da-sociedade-uma-anlise-da-primavera-rabe

CERIGATTO, Mariana. Texto Redes sociais foram pivôs para a ‘Primavera Árabe’ (2011): http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=232475

Vídeo Primavera Árabe Origem dos conflitos: http://www.youtube.com/watch?v=ms3iqv8McUc

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »