TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

01 Administração 2º Semestre

Exames: 01 Administração 2º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste portfólio abordaremos questões relativas as atividades gerenciais e as áreas funcionais da administração, demonstrando o papel dos gestores nas organizações.

Como fator de aprendizagem será criado uma empresa fictícia onde serão aprofundadas as teorias da administração, práticas de gestão, produção, aspectos operacionais e financeiros, simulando situações reais no cotidiano de uma empresa.

PRIMEIRA PARTE

Administrador

Quem são os administradores?

São profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, procurando recursos para todo tipo de problema administrativo. Criam técnicas, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.

Descreva as Classificações e as atividades que os administradores realizam nas organizações?

1- Prever – definido como o ato de visualizar o futuro e traçar programas de ação, hoje é denominado planejamento.

2- Organizar- definido como o ato de compor a estrutura funcional da empresa, hoje é denominado do mesmo modo.

3- Comandar- definido como o ato de orientar e dirigir o pessoal, hoje é denominado direção.

4- Coordenar- ato de ligar, unir, harmonizar todos os esforços da empresa em torno de seu objetivo, é hoje denominado execução.

5- Controlar- definido como o ato de verificar se as ações estão ocorrendo dentro das normas estabelecidas, é hoje denominado igualmente.

Cite pelo menos um exemplo das atividades que os administradores realizam de acordo com cada uma das classificações descritas.

Controle: controla finanças, verifica como anda o planejamento, corrige desvios, realizam auditorias, atividades na área financeira, também faz parte da administração e o administrador trabalha com elaboração e análise de relatórios em busca de atingir a excelência na realização das suas atividades

Área de operação/ produção

Em que consiste a área de operações/produção de uma empresa?

é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens.e serviços. A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se encarregar de conseguir o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

Descreva os fundamentos da Área de operação

• Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.

• Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.

• Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.

• Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.

• Ergonomia

• Estudo de tempos e movimentos

• Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e seqüenciamento.

• Planejamento e controle de projetos

Descreva os principais elementos do Planejamento e controle da produção.

Planejamento e controle da qualidade: como se define qualidade; como diagnosticar os problemas de qualidade; que passos levam à conformidade as especificações; como o controle estatístico de processo pode ajudar no planejamento e controle da qualidade; como a amostragem de aceitação pode ajudar o planejamento e o controle.

Área contábil

Em que consiste a área contábil uma organização?

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.

Controle: A administração através das informações contábeis via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento: A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

Quais os principais atividades desta Área?

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Registrar: Todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: Um sistema de controle adequado à empresa;

Demonstrar: Com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: Os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

Acompanhar: A execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com