TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º - A Ascensão Profissional Passa Necessariamente Pelo Sucesso Em Liderar Uma Equipe.

Exames: 1º - A Ascensão Profissional Passa Necessariamente Pelo Sucesso Em Liderar Uma Equipe.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso IV

1º - A ascensão profissional passa necessariamente pelo sucesso em liderar uma equipe. Mas, nem sempre quem recebe o comando de grupo ou um departamento está preparado ou tem os recursos necessários para isso. Um dos motivos que explicam, muitas vezes, o despreparo de alguns chefes na hora de lidar com a equipe. Por não terem experiência nesse cargo acabam cometendo muito erros, como:

1-Incorporar um papel

Muitos líderes sofrem na hora de saber qual o papel que deve adotar na hora de tomar decisões, decidir quem fica ou quem sai da equipe, de cobrar resultados ou resolver conflitos, o que vale na verdade é avaliar o contexto e ser o mais justo possível.

2-Ser incongruente

Muitas vezes o líder diz que valoriza o comprometimento, mas à vezes usa apenas a afinidade pessoal na hora de corrigir algum funcionário. Fala o que deve ser feito, determina uma norma, mas é complacente quando alguém de quem ele gosta quebra essa regra.

3-Achar que um estilo de gestão funciona para todos

Cada pessoa é única e enxergá-las apenas como peças de uma engrenagem sem notar as especificidades de cada um não é a melhor maneira de obter o máximo da equipe. É preciso saber dosar os estímulos porque em excesso pode gerar medo e quando é abaixo do espero resulta em desânimo.

4- Não dedicar tempo às pessoas da equipe

Todo profissional gosta de ser orientado e reconhecido no trabalho, mas poucos chefes encontram tempo para se dedicarem ao desenvolvimento da equipe. “ A própria avaliação de desempenho, muitas vezes é feita em intervalos entre outras atividade e com pouca dedicação”, Oliveira.

De acordo com ele, ouvir é a palavra chave. “É preciso dedicar tempo para escutar as pessoas e ajuda-las a pensar no seu desenvolvimento de carreira”, explica.

5- Tentar se impuser pelo poder

Usar o cargo de chefia para se impor e fazer com que a equipe chegue ao resultado por bem ou por mal é um erro grave. Isso não funciona, o que funciona é influenciar, estimular e envolver as pessoas a ponto de elas terem o interesse em se engajar.

A situação vai determinar o estilo da liderança. Um chefe autoritário faz com que os membros da equipe percam a vontade de criar, de inovar.

2º Achamos um pouco mais fácil quando o líder é trazido de fora, pois como ele não tem vínculo com nenhum funcionário, torna-se mais fácil de impor suas medidas e de corrigir falhas de algum colaborador. Assim, o líder não ficará com receio de perder alguma amizade e nem os colaboradores vão lhe julgar por mudança de comportamento. Além do mais, os colaboradores vão obedecer às normas do novo líder com mais responsabilidade e sem resmungar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com