TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ETAPA 1

Trabalho Escolar: 1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ETAPA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho teremos a missão de criar uma consultoria fictícia, para atuar em uma empresa identificada pelo próprio grupo, e teremos como desafio elaborar, para essa empresa, um Programa de Cargos e Salários, a fim de apresentar-lhe os benefícios motivacionais que poderão impactar na retenção de talentos.

Este desafio é importante na construção de novas dimensões para a nossa formação profissional, e para ampliar nosso conhecimento, desenvolvendo habilidades necessárias na promoção de estratégias voltadas para as atividades de Gestão de Recursos Humanos.

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – ETAPA 1

1.1 Passo 1

Neste passo foi elaborada uma síntese com o tema “Afinal salário é fato motivador?”. Esse passo tem como importância desenvolver o conhecimento de um cenário de motivação além do salário.

Afinal, salário é fator motivador?

Ao se falar de salário muitos tem a ignorância de dizer "Dinheiro não traz felicidade", realmente o sentimento não se compra, mas quem passa fome ou necessidade, consegue ser feliz? Consegue sorrir a toa sem ter um dinheiro para comer, se divertir ou até mesmo presentear alguém que ela ama. O fato salário é motivador, pois seres humanos sonham e procuram uma forma de alcançar, comprar uma casa, carro ou fazer uma viagem de luxo, quem não tem dinheiro não se senti bem, porque o mundo de hoje pede muito mais do que o de ontem. O dinheiro nos move e nós movemos o mundo e a palavra salário é a base. Empresas que nos proporcionam crescer e nos movem para algo melhor sempre estarão com funcionários motivados, porque ninguém quer esforçar para continuar parado e sim melhorar. Salário motiva, salário nos mantém e na maioria das vezes nos proporcionam coisas que nos faz se sentir bem.

Motivar não é algo difícil, mas requer cuidado, saber motivar da maneira certa, todo ser humano quer ser motivado de alguma forma para ter mais força de vontade para trabalhar, e viver, indiretamente o salário é algo sim motivador para as pessoas, pois supre necessidades de cada um, levanta a auto-estima, só não é um fato motivador quando a empresa faz uma troca fria do trabalho pelo dinheiro, e isso não gera satisfação do funcionário dentro da empresa, precisa ser uma troca sim, mas o funcionário fazendo seu trabalho não apenas pelo dinheiro, as pessoas crêem que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter mais dinheiro.

Portanto, desde que as pessoas creiam haver ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador. O funcionário tem que ter uma carreira que ele esteja bem, algo que ele queria para sua vida profissional, para que o salário seja algo bem motivador para sua vida.

1.2 Passo 2

Neste passo, foi realizado através de fontes sugeridas definição das teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e MacClelland, ressaltando seus respectivos aspectos teóricos e elaborando assim um quadro comparativo.

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um individuo.

Para Abraham Maslow, um psicólogo comportamental, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Dessa forma, Maslow define um conjunto de cinco necessidades.

Necessidades Fisiológicas, que são os requisitos básicos para a sobrevivência do individuo, como a fome, sede, o sono.

Necessidades de Segurança, que se referem à estabilidade ou manutenção do que se tem como sentir-se seguro dentro de uma casa, com um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.

Necessidades Sociais, que se referem às necessidades do individuo em termos sociais, incluem aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoção, como afeto, amizade, amor.

Necessidades de Autoestima, que é o reconhecimento das capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à capacidade de adequação às funções que desempenha.

Necessidades de Autorrealização, que se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, ou seja, o individuo procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades.

A partir do momento que se tem uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador das atitudes do individuo, até atingir a satisfação de todas elas. Mas, mesmo atingindo a satisfação da necessidade mais complexa, se alguma outra deixar de ser satisfeita, esta assume papel preponderante, tornando imprescindível a sua satisfação.

Frederick Herzberg, psicólogo e professor, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo.

Fatores Higiênicos, que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porem não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo.

Fatores Motivacionais, que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada individuo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais.

David McClelland, psicólogo, identificou três necessidades que seriam ponto-chave para a motivação. O poder, que é exercer influencia, a afiliação que é relacionar-se cordial ou afetuosamente e a realização que é competir como forma de auto-avaliação. Para McClelland, tais necessidades são secundarias, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestigio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

1.3 Passo 3.

Neste passo, foi realizada a junção de todo o material pesquisado nos Passos 1 e 2 e, focando no tema “ Salário e Motivação” de acordo com os autores estudados.

Salário e Motivação

Ao se falar de salário muitos tem a ignorância de dizer "Dinheiro não traz felicidade", realmente o sentimento não se compra, mas quem passa fome ou necessidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com