TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Tese: MEMORIAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 4

MARILENE DA SILVA CAMPOS

MEMORIAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS -

Barra do Bugres / 2013

Trabalho apresentado no Curso Profuncionário – Técnico em Nível Médio de Secretaria Escolar, sob a orientação do Tutor Fernandes.

Este memorial refere-se ao primeiro módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em, cujo tema em questão foi “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores”, parte integrante do área de formação pedagógica. É um curso de educação à distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica.

Inicialmente, os temas propostos para trabalho foram na unidade I “Funcionários das escolas públicas: quem somos nós?” e na unidade II “O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação”.

Foi muito interessante estudar esses temas. Gostei muito da forma como o autor trabalha o texto, num formato de histórias verídicas, contando exatamente o dia-a-dia da escola. Por meio dessa metodologia e ainda com a orientação da tutora do curso, foi possível refletir acerca das diversas situações encontradas no interior da escola e tomar uma mudança de postura com relação a algumas delas, visto que como profissional da educação evidencia-se a necessidade de um trabalho harmônico, de respeito, valores e cidadania.

Estudei também diversas temáticas presentes no ambiente escolar, tais como: a importância dos órgãos colegiados e participação nesses de todos os seguimentos da escola; a Proposta Pedagógica da escola que deve ser elaborada coletivamente e de forma coerente com o Regimento Escolar, documentos sues fundamentam a vida escolar; aprendi a classificar as escolas de acordo com sua mantenedora. Nas unidades III e IV foram propostos os seguintes temas “A escola pública como espaço da educação de qualidade: Constituição e LDB” e “Gênese histórica dos funcionários: religiosos coadjutores, escravos serviçais, subempregos clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades”, respectivamente.

A unidade III oportunizou-me relembrar o processo de ocupação portuguesa, um tanto astucioso, do território brasileiro; a forma com que os índios se submeteram à educação europeia; a interação entre portugueses e índios delineando uma cultura indígena “civilizada”; a fundação da primeira escola (elitizada) do Brasil; etc. Para uma melhor visualização do período estudado, foi recomendado pela tutora do curso assistir ao filme “A Missão” o qual retratou bem que, embora os jesuítas tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da proteção aos cristãos.

Outro aspecto importante a ser lembrado, no que concerne à unidade III, é a questão da Constituição de 1988, nossa sexta Carta Magna que dedica um espaço exclusivo à educação. Por meio de sua promulgação evidencia-se uma preocupação com a qualidade da educação dos brasileiros, igualdade de condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, pesquisar, expressar o pensamento, pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, gratuidade no ensino, valorização dos profissionais que atuam nessa área e gestão democrática do ensino público.

Por meio da unidade IV analisei aspectos históricos acerca da gênese dos funcionários. Em síntese, inicialmente surgiram os coadjutores, irmãos religiosos que auxiliavam os padres Jesuítas, encarregados das aulas. Trabalhavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com