TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 Debater Em Grupo

Pesquisas Acadêmicas: 1 Debater Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA 1 - O Processo Empreendedor e as suas Influências na Gestão das Microempresas e Pequenas Empresas

• Qual a diferença entre um projeto e uma atividade contínua?

A diferença ocorre, pois a Atividade contínua é aquela rotina que possui um ciclo curto de duração, pode ser desenvolvida por apenas um indivíduo, em características bem conhecidas e não têm uma cronologia muito acentuada e rigorosa. Já os Projetos são conjuntos de atividades integradas que geram um elevado conteúdo de inovação. As tarefas são pouco ou quase nada rotineiras e as pessoas e os sistemas devem ser adaptados a isto.

• O que deve ser priorizado em cada fase do ciclo de vida de um projeto?

Fase I – Conceituação: Deve ser priorizada a identificação das necessidades e oportunidades, traduzidas em um problema e este deve ser definido para ser solucionado.

Fase II – Planejamento: Nesta é priorizar o detalhamento das metas e objetivos com base na proposta aprovada e determinar pelo gerente do projeto.

Fase III – Execução: A terceira fase do Ciclo de Vida do projeto é de execução do trabalho propriamente dito. Quase sempre é necessários fazer os ajustes necessário para o desenvolvimento projeto, procurar sempre se referir e sempre voltar ao plano inicial

Fase IV – Conclusão: Nesta fase a prioridade Corresponde ao fechamento do projeto. É marcada pela dificuldade na manutenção, por isso é necessário total atenção nas atividades dentro do que foi planejado, pela documentação.

• Quais os principais tipos de estrutura administrativa?

Função de produção; Função financeira; Função de marketing; Função de recursos humanos.

• Quais os benefícios da gestão de projetos?

Os benefícios são: Evitar surpresas durante a execução dos trabalhos; Aperfeiçoar a alocação de pessoas, equipamentos e materiais necessários; Documentar e facilitar as estimativas para futuros projetos. Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. Se acontecer de: o projeto ficar abaixo do orçamento previsto; o projeto terminar mais rápido; o projeto; consumir menos materiais e pessoas; o cliente ser surpreendido pela qualidade do resultado do projeto; o projeto gastou menos recursos do que o previsto.

TEMA 2 - O Processo de Globalização na Economia e suas Influências no Mundo Corporativo

• Qual a importância de um conceito bem definido para um projeto?

Ter um conceito claramente definido é de extrema importância para que este seja preservado durante todo o processo evitando assim que não se perca o foco do que foi definido.

• Qual a importância da avaliação de viabilidade de um projeto?

A importância deste ponto é uma das principais dentro do projeto, pois é através dela que o projeto garante maior confiabilidade e segurança a seus investidores, por isso deve ser executada com cautela e muito conhecimento sobre o assunto.

• Quais os passos para realizar uma avaliação de viabilidade de sucesso para um projeto?

1. Obter dados existentes em projetos semelhantes já realizados em busca de experiência.

2. Confirmar e testar o escopo, os objetivos e as premissas.

3. Realizar um esboço de estratégia, respondendo questões como o quê, quando, onde, como e por quem.

4. Produzir análise financeira de fatores externos, contemplando a realidade da economia da região ou país onde o projeto ocorrerá.

5. Produzir análise financeira da base do projeto, com estimativas de custos realistas e, quando possível, sugerindo fontes de capital.

6. Avaliar retornos sobre o investimento e o esforço, apontando os benefícios que serão obtidos, seja em um treinamento, em uma mudança organizacional ou em um projeto de ajuda internacional.

7. Avaliar riscos, identificando e classificando cada um deles, sugerindo métodos para que sejam limitados ou eliminados. Aqui também são contemplados os riscos financeiros.

8. Relacionar as fontes de apoio do projeto.

9. Realizar avaliação tecnológica, apontando se esta já existe, se está em desenvolvimento, se já foi testada. O importante é estar atento às tendências relevantes e garantir a aquisição do know-how necessário para o uso da tecnologia adotada.

10. Produzir uma análise política, quando necessário, relacionando áreas de possível apoio, conflito ou oposição. Deixando claro o nível de participação do governo no projeto e se este atende aos requisitos de legislação, aprovações, permissões e licenças.

11. Realizar avaliação ambiental. No Brasil, são exigidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA), conforme a natureza do projeto. Neste momento, deve-se determinar se há a necessidade de detalhes da administração ambiental a serem incluídos na estrutura do projeto.

12. Avaliar o impacto sociológico, quando necessário, e identificar quem possui algum nível de interesse, os chamados stakeholders, sejam eles patrocinadores, apoiadores ou apenas entusiastas.

13. Esboçar a estrutura gerencial e a administração do projeto, contendo pessoal-chave e suas qualificações, atribuições de cargo etc. Assim como a necessidade de apoio para pessoal de outros lugares: alojamentos, bem-estar e segurança.

14. Esboçar plano de uso de recursos do projeto, identificando as fontes de abastecimento, tipo de contrato com fornecedores etc.

TEMA 3 - A Utilização das Informações Contábeis para o Sucesso Empresarial

• Como iniciar o planejamento das operações de um projeto alinhadas a seu objetivo?

É fundamental ter um planejamento detalhado de todo o desenvolvimento do projeto, desde o escopo básico até os papéis de cada colaborador.

• Quais planos são necessários para um projeto?

Plano de Atividades; Plano de Recursos; Plano de Finanças; Plano do Maquinário e Equipamentos; Plano de Mão de Obra; Planos de Materiais e Mercadorias.

• Como desenvolver cada plano exigido pelo projeto?

Devem ser desenvolvidos norteados pelo projeto e sempre obsevando as discrepâncias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com