TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1/] Semestre

Artigo: 1/] Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser um empresário.

Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto jurídico do empresário, sobre a influência da gestão ambiental nas empresas e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços das empresas.

CONTEXTO EMPRESARIAL

Tem como objetivo principal estimular a discussão sobre os destinos da administração. Em um primeiro momento é apresentada a evolução histórica do pensamento administrativo, onde se ressalta a relação o humano e a produção, de acordo com as várias abordagens existentes nas organizações durante o Século XX. Esse quadro evolutivo tem como visão holística da administração e suas principais contribuições para o desenvolvimento das organizações. Relação entre administração, organizações e tecnologia e os impactos do uso de tecnologia e de inovação na gestão de organizações.

Tendo como visão holística de todo empresário e o seu pessoal gerencial deveria ter uma visão holística de sua empresa. No entanto, a visão de toda a imagem única é essencial para que eles cumpram o seu papel. Algumas empresas possuem pessoas com essa visão, e normalmente elas se destacam de suas concorrentes.

Porém uma grande parte dos dirigentes atingiu seu posto vindo de uma área específica, trazendo assim uma visão distorcida do todo. É comum encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros achando que a solução está somente na estrutura organizacional, outros que consideram suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação das empresas.

Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à prioridade. Se esta visão holística for então formalizada, podem-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão.

No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. Pensar a empresa como um conjunto é o formalismo existente mais próximo para a obtenção da visão holística.

Com isso se destaca a administração, tecnologia e organizações das empresas, que lida com pessoas, fatos e resultados. Por isso seu estudo é importante aos seus gestores. A empresa deve manter boas relações entre tecnologia, clientes, fornecedores, colaboradores, materiais, processos e produtos ou serviços para obter bons resultados.

A tecnologia é uma das ferramentas que mais altera o ambiente organizacional Isso torna necessária uma visão do impacto produzido por ela no que tange às funcionalidades empresariais. O desenvolvimento tecnológico sempre compôs a base que impulsionou o progresso das organizações, permitindo a consolidação da globalização. As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa, toda empresa depende da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos.

O mundo empresarial está passando por um período de constantes mudanças, em todos os níveis organizacionais. Esse processo ocorre por causa do contínuo avanço tecnológico que obriga as organizações a estarem em evoluindo freqüentemente e mantendo-se como agentes mercadológicos competitivos, produzindo bens e serviços tecnologicamente mais rápidos, eficientes e satisfatórios a seus clientes.

No núcleo de cada organização, existe a tarefa desempenhada por ela e a tecnologia que rege o fluxo de trabalho, a maquinaria, os processos e métodos utilizados para desenvolvê-la. Logo, a compreensão dos efeitos da tecnologia e suas implicações organizacionais constituem um aspecto crítico para a adequação da administração empresarial. Uma vez que existe uma relação entre o que a tecnologia exige acerca das características dos recursos humanos e as modificações feitas pelas pessoas sobre a tecnologia utilizada.

Ela também pode estar de acordo com o produto ou resultado, dependendo da sua flexibilidade às demandas dos produtos ou serviços, ou não. Existe também a tecnologia relacionada com o tipo de operação e a maneira de produzir. Isto é, produção por unidades, em grandes quantidades ou dentro de um processo contínuo com poucos operários monitorando um processo automatizado. A tecnologia adotada por uma empresa provoca forte impacto aos controles administrativos e exerce influência na importância concedida às suas várias funções. Ela precisa ser administrada por meio de decisões racionais para produzir eficiência.

O patrimônio líquido entre si representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

No Brasil, conforme disposto pela Lei 6404/76, o Patrimônio Líquido é dividido em:

• Capital social

• Reservas de capital

• Ajustes de avaliação patrimonial

• Reservas de lucros

• Ações em tesouraria

• Prejuízos acumulados

Em contabilidade, capital social representa o investimento efetuado na sociedade pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras, o valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo. Até 1994, o capital social podia ser corrigido monetariamente, mas esse acréscimo era contabilizado em uma conta de reserva de capital, só passando para a conta do capital social quando aprovado o aumento do capital social. Além das ações se for sociedade anônima, o investimento no capital social pode assumir a forma de cotas se for uma limitada.

Essas reservas em geral constituem-se de saldos em dinheiro que não podem ser distribuídos aos investidores na forma de lucros ou dividendos, devendo ser incorporados ao Capital Social ou compensados com lucros acumulados, quando não houver mais saldo de Reserva de Lucros disponível para esse fim. Não representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com