TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º relatório perfil da turma

Tese: 1º relatório perfil da turma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Ao adentrar numa sala de aula o professor deve ter em mente o que irá ensinar para os alunos, ele deve saber o conteúdo, a maneira que vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada.

Isso se chama plano de aula. Ele é um mecanismo de trabalho do professor, nele o docente menciona o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aperfeiçoar a sua prática pedagógica bem como aprimorar o aprendizado dos alunos.

O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma sequencia lógica dos temas trabalhados.

Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.

1º relatório perfil da turma

Para realização deste relatório, visitamos O Colégio Municipal Cônego Arthur Occhiuzzo. A classe escolhida foi o 3º ano do ensino fundamental da professora Marlene Junqueira Capobianco, cuja turma é composta por 28 alunos, sendo 17 meninas e 11 meninos, na faixa etária de 8 a 9 anos. Os alunos são organizados em carteiras individuais, tendo espaço suficiente para formações de grupos. São crianças com um bom desempenho na aprendizagem. A professora utiliza como recursos de ensino, materiais como: folhas sulfite; lápis de cor ou giz de cera; giz; data show; jogos; fantoches; caixas de som com microfone; DVD e Mapas. Ela sempre organiza os alunos em grupos ou em duplas para atividades em sala de aula e o desenvolvimento de cada um é maravilhoso, possibilitando a interação entre os mesmos e há sempre troca de grupo, onde todos se conhecem. A escola propicia aos alunos uma gama enorme de livros, revistas, filmes em sua biblioteca, como também computadores com acesso a internet para melhor atendimento aos alunos em suas pesquisas.

2º relatório tema da aula

O tema da aula escolhida foi: Rua Maluca. Esse tema faz parte do cotidiano dos alunos o que facilita a assimilação do conteúdo. Para desenvolver essa atividade é importante que os alunos observem as semelhanças e diferenças entre forma e tamanho dos objetos. Essa atividade faz com que o aluno compreenda, descreva e represente o mundo em que vive, ele precisa saber localizar-se no espaço, movimentar-se nele e dimensionar sua ocupação. Nessa aula pode-se trabalhar a comparação, a seriação, a inclusão, a classificação e a conservação de quantidades. Trabalha-se também a percepção visual lógica, calculo mental e ainda as figuras geométricas.

Seguindo as orientações da matriz curricular, este é um conteúdo que dentro do ciclo da alfabetização deve ser consolidado no 3º ano. Ele se encontra no eixo 3. Números e operações-álgebra e funções, cuja capacidade 3.1 é utilizar critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades.

Para trabalhar essa aula deve-se utilizar a classificação, ou seja, o agrupamento de figuras geométricas de acordo com a forma, tamanho ou cor. Utilizar a seriação, ou seja, colocar em ordem. Isso pode ser feito com material concreto, como EVA, palitos, tampinhas, botões, como também blocos lógicos e material dourado, etc. E dessa forma estabelecer relação do tipo: maior que, menor que, mais pesado que. E também ordenar segundo a cor, do mais escuro para o mais claro.

Sendo a turma do 3 ano, alunos ativos e participantes, acreditamos ser essa uma aula bastante dinâmica, onde os alunos vão aprender brincando.

3º relatório justificativa

Para justificar o desenvolvimento do tema escolhido evidenciamos dois motivos.

E quanto ao trabalho em grupo, ela é uma atividade muito rica que favorece a promoção do conhecimento através do trabalho coletivo e da parceria dos alunos, que sob a orientação do professor enriquece a atividade, as crianças vão discutir entre si e o diálogo contribui para o conhecimento físico de cada bloco.

O estudo em grupo para a solução de problemas é um desafio para o aluno, e é necessário que haja a participação, o envolvimento e o compromisso de todo o grupo na busca de um saber que é produzido pelo conjunto do conhecimento trabalhado coletivamente.

É nesse momento que se dá a vivência dos princípios éticos da convivência social, e isso exige o respeito ao trabalho do outro, a justiça, a solidariedade e também o engajamento de cada um na realização das tarefas.

O primeiro é trabalho em grupo e o segundo é a utilização dos blocos lógicos. O motivo da escolha em trabalhar com blocos lógicos, os quais foram criados nos anos cinquenta pelo húngaro Zoltan Paul Dienes é devida a sua eficácia, pois faz com que os alunos usem a lógica e progridam no raciocínio abstrato.

Utilizando brincadeiras e atividades dirigidas, é possível ensinar operações básicas para a aprendizagem da matemática como corresponder e classificar.

Ressaltamos que o simples fato de utilizar o material concreto, não significa que a aula seja “construtivista”, e que dessa forma a aprendizagem já esta garantida. É fundamental que a aula seja planejada e o professor deve sempre se perguntar: Esse material vai ajudar os alunos a avançar nesse conteúdo?

4º relatório didática prática e teórica

Compete ao professor o planejamento, a execução e o controle de ensino em relação aos alunos. De modo que há diferentes tipos de planejamento; como características, etapas e componentes.

Ainda que haja opiniões diversas sobre o planejamento, não existem dúvidas que ele é um mecanismo utilizado para atingir os objetivos desejados. Ou seja, evita a repetição e a improvisação favorecem a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com