TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DA TURMA E DA UNIDADE ESCOLAR TEMA DA AULA A SER MINISTRADA

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 15

Conteúdo

INTRODUÇÃO        

PERFIL DA TURMA E DA UNIDADE ESCOLAR        

TEMA DA AULA A SER MINISTRADA        

JUSTIFICATIVA        

OBJETIVO GERAL        

OBJETIVOS ESPECIFICOS        

DESENVOLVIMENTO.        

PROCEDIMENTOS DE ENSINO        

AVALIAÇÃO        

RECURSOS UTILIZADOS        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

ANEXOS:        

INTRODUÇÃO

        Nosso plano de aula será elaborado para o trabalho com uma sala de quarto ano do ensino fundamental com 30 alunos composto de 14 crianças do sexo masculino e 16 crianças do sexo feminino entre 09 e 10 anos, contando o atraso do desenvolvimento de alguns alunos por diversos motivos sociais e clínicos.

PERFIL DA TURMA E DA UNIDADE ESCOLAR

Nosso plano de aula será elaborado para o trabalho com uma sala de quarto ano do ensino fundamental com 30 alunos composto de 14 crianças do sexo masculino e 16 crianças do sexo feminino entre 09 e 10 anos, contando o atraso do desenvolvimento de alguns alunos por diversos motivos sociais e clínicos.

Na turma conta-se com 01 criança do sexo masculino com deficiência auditiva, sendo necessário o uso de LIBRAS para a comunicação e desenvolvimento, e uma criança do sexo feminino com deficiência visual, sendo necessário o uso do Braile.

A sala de aula tem uma dimensão de oito metros de perímetro Lateral e sete metros de perímetro Frontal, totalizando um espaço útil de quarenta e dois metros quadrados distribuídos da seguinte forma:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]

[pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36][pic 37]

[pic 38]

                                                                      Quadro Negro[pic 39][pic 40]

                                             Mesa do Professor e auxiliar[pic 41][pic 42]

                                            Mesas dos Alunos[pic 43][pic 44]

                                             Mesa de Alunos com necessidades especiais[pic 45][pic 46][pic 47]

                                             Entrada da Sala de Aula[pic 48]

[pic 49]

                                               Canto da Leitura[pic 50]

As Mesas dos alunos estão alinhadas horizontalmente em três fileiras e em duplas sendo, uma com seis duplas, uma com cinco e outra com quatro, as mais próximas ao professor estão reservadas para os alunos com deficiência fazendo dupla com alunos sem deficiência. Ao fundo está reservado um espaço para leitura e outro para exposição e a interação do professor com os alunos é considerada muito boa em uma escala que vai de muito ruim a ótima, pelo elevado numero de alunos em sala. Vale lembrar que as duplas serão agrupadas de forma produtiva de acordo com as atividades a serem realizadas.

O professor conta com outro profissional auxiliar para ministrar as aulas e também com materiais em braile e LIBRAS como máquina de escrever e materiais pedagógicos. Ambos os profissionais tem qualificação e formação para interagir com os alunos com deficiência.

Apesar do elevado número de alunos na sala, seu espaço físico é considerado muito grande e assim, há a possibilidade do professor organizar a sala em grupos de trabalhos quando lhe for conveniente para trabalhar com os alunos com revistas, jornais ou qualquer outro material considerado pedagógico e de aprendizado.

Como a escola está localizada em uma região periférica e populosa cada sala de aula comporta em média 30 alunos, no entanto, ela se acomoda em regras estabelecidas onda cada aluno usufrui de 1,86 M² cada.

O espaço escolar conta também, além das salas de aula e espaço administrativo e de gestão, com anfiteatro, Sala de Leitura, Biblioteca e laboratório tecnológico. Assim os docentes podem trabalhar com os alunos em diversas ocasiões, podendo utilizar de recursos diversos no alcance da aprendizagem como: Teatro, Cinema, Livros, Internet e ferramentas tecnológicas voltadas à pedagogia.

A participação dos pais com relação à vida escolar dos alunos é considerada média em uma escala que vai de muito ruim a ótima. A comunidade adjacente que a escola atende possui vários problemas sociais, o que dificulta o trabalho em conjunto com os pais, tendo a escola, identificado vários perfis que vão desde os pais mais ativos que frequentam a escola constantemente e está atenta a evolução de seus filhos, indo para pais que tem uma freqüência mediana devido aos horários em que trabalham e acumulam outras funções para incrementar o orçamento familiar, mas se esforçam para acompanhar a educação destinada a crianças, passando a pais que negligenciam a vida escolar e comparecem com baixa freqüência na escola sendo essas aparições apenas quando há alguma intimação da gestão escolar ou conselho tutelar, relacionado a diversos problemas de conduta da criança, que vai do seu psicológico ou até agressões que podem ser ocasionadas por deficiências encontradas na vida social ou familiar do aluno na sua intimidade ou na relação com a sociedade adjacente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com