TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(14) Beğendiklerim | Tumblr

Artigos Científicos: (14) Beğendiklerim | Tumblr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

Leia as informações abaixo e a seguir responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

Na nova linha de produtos da Riva, fabricante gaúcha de peças de inox e prata, houve redução de quase 15% no consumo de matéria-prima. O empresário e designer Rubens Simões, de 41 anos, desenvolveu objetos cujos detalhes utilizam as sobras de aço inox de outros produtos da companhia. Além disso, os novos projetos permitiram um salto de produtividade. Até o ano passado, puxadores e alças eram soldados um a um. Agora os desenhos permitem que as peças sejam feitas com uma única chapa, sem emendas. O tempo consumido para a produção desses itens diminuiu 70%. Quando fundou a empresa, em 1988, Simões pesquisava novos materiais, como junco e vidro, que trouxessem leveza visual aos objetos. "Hoje o design faz parte de uma estratégia para valorizar nossa marca", diz Simões. Graças ao avanço em design, a empresa cresceu, fatura 10 milhões de reais por ano e começou a ser vista como referência - recentemente, uma proposta de saleiro e pimenteiro com linhas minimalistas ganhou um importante prêmio do setor.

O critério de qualidade que a empresa Riva está considerando acima é:

a.

Desempenho

b.

Características

c.

Confiabilidade

d.

Conformidade

e.

Durabilidade

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Leia as informações abaixo e a seguir responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

A história de como o design está turbinando a Origin, do Rio Grande do Sul, é inspiradora porque derruba dois mitos. O primeiro: pequenas empresas não têm acesso ao mercado internacional. Com apenas 2 milhões de reais de faturamento, a Origin, criada pelos sócios Marcelo Adames e Alex Rech, ambos de 31 anos, já exporta 20% da produção de baldes para gelo e saladeiras, entre outros objetos de madeira, para países como México, Austrália, Dinamarca, França e Coréia do Sul. O segundo mito: design é apenas sinônimo de objeto bonito. Sim, os produtos da Origin são bonitos, mas a empresa não teria conquistado mercados tão exigentes se não tivesse resolvido o grande problema da maioria dos utensílios de madeira destinados a alimentos que existem no mercado - as dificuldades com higienização e segurança. Os produtos recebem proteção antimicrobiana e são fixados com cola atóxica, técnicas importadas dos Estados Unidos. A isso aliou-se um apelo ecológico - as matérias-primas vêm de madeira de reflorestamento, cuja origem é certificada. "Nos mercados que estamos conquistando, design e ecologia andam juntos", diz Rech. O poder multiplicador da junção dos dois conceitos está na base do crescimento da Origin. A empresa nasceu há apenas dois anos e começou timidamente, com três funcionários, capital de 120.000 reais e produção de 80 peças por mês. Hoje, a Origin tem 20 funcionários e produz 1.000 peças mensais.

Os critérios de qualidade que a empresa Origin está considerando acima são:

a.

Conformidade

b.

Durabilidade

c.

Serviços

d.

Estética

e.

Desempenho

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia as informações abaixo e a seguir responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

O empresário carioca Felipe Pech, de 51 anos, nunca se conformou com a imutabilidade dos ventiladores. Há décadas, o que se via no mercado eram as mesmas hélices brancas, protegidas por grades de plástico. A pasmaceira se repetia nos modelos de teto. "Eu achava que havia mercado para modelos mais criativos", diz ele. Movido por essa convicção, Pech largou o cargo de executivo num grande magazine, abandonou sua carreira de 20 anos no varejo e juntou 300.000 reais, entre suas economias e de alguns investidores. Chamou o designer Guto Índio da Costa e, em 2002, lançou o Spirit, o primeiro ventilador de teto brasileiro com duas pás, em vez das três ou quatro tradicionais. E, além disso, lançou a novidade em cores vibrantes, como verde-limão, abóbora e rosa-choque. "O produto agradou logo de cara", diz Pech.

A aerodinâmica do Spirit foi inspirada na hélice do avião usado pelo americano Charles Lindbergh, o primeiro a atravessar o oceano Atlântico num vôo-solo, em 1927. A aeronave - o Spirit of Saint Louis - deu nome ao produto e à própria empresa. Guardadas as devidas proporções, pode-se dizer que o Spirit também foi pioneiro, pois permitiu à empresa desbravar um mercado até então dominado por grandes marcas, como Arno e Electrolux. No primeiro ano, foram vendidas 75.000 unidades. No seguinte, as vendas dobraram. A expectativa é que em 2006 sejam vendidos 280.000 ventiladores.

No ano passado, a Spirit faturou 45 milhões de reais, 42% mais do que em 2004. Estima-se que a empresa já tenha mais de 12% de participação no mercado de ventiladores de teto. "O design foi estratégico para aumentar a rentabilidade de um produto no qual os consumidores pouco viam diferença de uma marca para outra", diz Pech. O preço do Spirit é de cerca de 290 reais, ante os convencionais, que custam de 89 a 200 reais, dependendo do modelo. Agora Pech está à caça de outros mercados carentes de inovação. Ele acabou de lançar um guarda-sol com cúpula invertida que resiste ao vento. Resta saber como seu público vai receber a novidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com