TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

14 Princípios da Gestão Fayol

Seminário: 14 Princípios da Gestão Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

14 Princípios de Gestão de Fayol

Principio Evidência

1º Divisão do trabalho Observa-se que a divisão do trabalho só apresenta bons resultados em tarefas de maior complexidade, por exemplo, em uma empresa que trabalha com serviços de internet, a configuração de servidores, onde um funcionário especializado em servidores efetua a configuração enquanto um funcionário especializado em redes faz os procedimentos necessários pra que o servidor seja instalado na rede. Tarefas mais simples como a instalação de um cabo de rede ou documentação das instalações pode ser feita por um funcionário menos especializado e capaz de executar tarefas genéricas.

2º Autoridade e responsabilidade Os supervisores e gerentes tem autoridade e responsabilidade para atuar em diversos assuntos, como folgas dos funcionários, horas extra e definição das tarefas, entre outras situações. Isso faz com que o tempo da direção da empresa seja melhor ocupado e também permite que os outros funcionários possam opinar sobre assuntos da empresa que são levados até a direção caso necessário.

3º Disciplina Os funcionários devem alinhar-se às perspectivas da empresa, buscando agir conforme a missão, visão e valores da empresa para atingir os objetivos e metas. Isso é avaliado pelos gerentes, que sugerem para a diretoria novas contratações ou desligamentos.

4º Unidade de comando Os gerentes reúnem-se com a diretoria para discutir os rumos da empresa e encaminham as tarefas a sua equipe de trabalho, as equipes fazem reuniões onde decidem a melhor forma de atingir os objetivos e dividem as tarefas quando necessário.

5º Unidade de direção Os objetivos da empresa são definidos pelo diretor e repassados aos gerentes de cada departamento em reuniões.

6º Subordinação dos interesses individuais ao bem comum Os funcionários devem conhecer os interesses da empresa e trabalhar em favor dos mesmos. Os interesses individuais são observados juntamente com os gerentes de cada departamento, que podem entender se isso agrega ou não para a empresa e achar uma forma de viabilizar os interesses pessoais dos indivíduos.

7º Remuneração do pessoal A remuneração é feita com bases em pesquisas de mercado, o que permite pagar um pouco melhor do que as outras empresas pagam para determinada função. Também há remuneração por metas cumpridas em determinados departamentos.

8º Centralização As decisões globais são tomadas pela direção, enquanto gerentes e equipes tomam decisões sobre como conduzir as tarefas para que os objetivos globais sejam atingidos.

9º Cadeia Scaler Há um nível de hierarquia a ser respeitado, porém grande parte das comunicações é feita de forma horizontal, onde o diretor pode falar diretamente com o operário e vice-versa, exceto pelas decisões da direção que são feitas de forma formal/vertical, passando pelos gerentes até chegar aos subordinados.

10º Ordem As ferramentas para o trabalho são guardadas no local correto (quando é o caso), assim como as informações ficam centralizadas em um sistema computadorizado que permite que se obtenha os dados necessários no momento em que for preciso. Todos os procedimentos executados são documentados para consultas futuras e monitoramento das atividades.

11º Equidade Procura-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com