TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

14001:2015 Revisão da Norma

Por:   •  24/8/2017  •  Dissertação  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

3.FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

O comércio brasileiro tem passado por um momento econômico muito complicado. Grande competitividade, cada um buscando maior desempenho para agradar as expectativas dos clientes, para assim obter mais lucros.

Para ganhar seu espaço nos negócios, a empresa mais estratégica é a que sairá com maior vantagem. Aquelas que enxergam e adotam a Logística como estratégia são as que superam os desafios e se posicionam melhor no mercado.

3.1.A importância da Logística

A Logística está presente em cada canto, desde que se começa a planejar até colocar em ação, controlar o fluxo, armazenar, produzir e distribuir. Resumindo, desde quando se adquire a matéria-prima até o momento da entrega do produto acabado.

Não importa o tamanho da empresa, se é pequena, média ou grande. O planejamento logístico ajuda a organização a sobreviver no meio de uma concorrência tão forte evitando fracassos.

Se ela for eficaz, os resultados obtidos serão positivos.

3.2. Papel da Logística na empresa

Sendo uma empresa de pequeno porte, tem como objetivo principal oferecer um bom serviço e produto ao cliente, trazendo confiança para que eles estejam sempre voltando.

Para o proprietário a Logística é chave para que isto aconteça. Ele consegue oferecer um serviço qualificado, com produto certo, no lugar certo, para o cliente certo na hora e condição desejada, buscando sempre o menor custo. Para que isto seja possível, a Logística o auxilia:

  • No serviço oferecido; buscando sempre a satisfação do cliente, obtendo melhores recursos, mais qualidade e agilidade no produto.
  • Controle de inventário; analisando o que se tem, o que será necessário comprar e tendo controle do que está vendendo.
  • Prever demanda; controlando o que será produzido para não haver desperdício.
  • Embalagens: procurar por melhores fornecedores, que atendam rápido, mas com qualidade. A embalagem também é parte do produto.

A Logística se apresenta em todos os setores, como explica Cavaleiro (2012): 

"Assim, entendemos que a logística precisa participar do processo de tomada de decisões estratégico-corporativas, pois todas as ações estão integradas, abrangendo o setor de marketing, de produção, de compras, de armazenagem, de distribuição, entre outros."

A empresa não possui um setor voltado apenas para as operações logísticas, mas reconhece a importância do sistema, pois auxilia muito na administração da empresa.

3.3. Prioridades

A prioridade maior da empresa tem sido referente aos custos, pois o momento econômico não tem sido muito favorável, impostos e matéria-prima com altos valores, o que acaba influenciado no preço do produto final. Para evitar grande aumento para o cliente, o proprietário tem buscado cada vez mais fornecedores com menores preços e redução de desperdícios.

Como produzem pizzas para serem vendidas em fatias além das tradicionais inteiras, ele tem preferido fazer as pizzas apenas no momento em que o cliente chega, assim eles já a compram quente e o proprietário não tem perda de produto.

O cliente obviamente quer pagar mais barato, mas já pode-se reparar que a qualidade é o mais importante. Mesmo com alguns aumentos, ainda há a fidelidade daqueles que já conhecem e apreciam o sabor.

Desta forma o proprietário deve entender que mesmo tentando reduzir custos, não pode tornar o produto inferior, pois a qualidade é o que tem segurado seus clientes.

3.4. Missão Logística

Para conseguir se manter ativo, como qualquer outro comércio tem enfrentado desafios.

Um deles é tentar entregar o produto certo, na hora e condições desejadas ao consumidor.

Para que isso seja possível o proprietário adota medidas estratégicas, na produção de pizzas inteiras ele faz apenas sob encomenda, entregando assim de acordo com o pedido do cliente e evitando desperdícios.

Na produção da pizza que será vendida em fatias, ele costuma fazer apenas os sabores que possuem mais saída, assim quando o cliente chega ele já encontra o que ele quer e não precisa esperar que outra seja feita.

O produto sempre está em boas condições, pois são feitas apenas a medida que são vendidas, assim o produto não fica o dia inteiro aguardar ser vendido, está sempre quente e saboroso.

Os seus funcionários já estão adaptados a forma como a pizzaria funciona, contribuindo ainda mais no funcionamento.

As atuações logísticas têm contribuído muito nas vendas, pois o pessoal tem trabalhado com mais coerência, pensando antes de agir e buscando melhores soluções quando encontram obstáculos.

3.5. Fluxo Logístico

Para que tudo saia como esperado, o proprietário desenhou um fluxograma que é compartilhado com os colaboradores para que eles sempre saibam qual procedimento seguir.

3.6. Cadeia de Suprimentos

A pizza envolve muitos processos até chegar a mão do cliente, desde a matéria-prima até estar acabada.

Se a empresa possuir uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos o processo será contínuo e tranquilo.

O proprietário adota medidas para melhorar as seguintes atividades:

Planejar oferta e demanda, buscando prever o que será necessário para atender as necessidades do cliente.

Relacionar-se com fornecedores mais próximos, diminuindo tanto o preço do que se compra quanto o tempo que será entregue.

Armazenar o produto de forma que seja utilizado primeiro o que já está a mais tempo no estoque, evitando o uso de produtos vencidos. Manter um layout no armazém que facilite a localização dos produtos, economizando tempo.

Ao fabricar o produto, os responsáveis devem estar sempre higienizados, com cabelos presos, para não comprometer a qualidade do produto. Utilizar sempre de produtos frescos.

Ao entregar o produto, garantir que está sendo entregue ao cliente correto, agir de forma educada e deixar prazos e preços o mais claro o possível para que não haja reclamações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (386.8 Kb)   docx (72.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com