TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3° Semestre Unopar

Ensaios: 3° Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 9

CENÁRIO ECONÔMICO: DESAFIOS E ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Administração pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Mercado de Capitais, Direito Tributário, Administração Financeira e Orçamentária

Orientador: Karen Hiramatsu Manganotti, Janaina Carla Vargas Testa, Fábio Rogério Proença, Vânia M. Silva

Lagoa Vermelha

Maio, 2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe a análise do caso proposto, diante de aspectos pertinentes às atribuições do gestor administrativo, bem como, e de forma especial, a importância que reside no ato de planejar as ações da empresa, traçando metas, delineando objetivos e estratégias, observando o cenário econômico e as possíveis mudanças e, ainda, elaborando ações que garantam o sucesso do investimento, reduzindo a margem de risco.

Desta forma, buscou se trazer presente algumas considerações referentes ao planejamento, como a busca de informações, a construção do cenário do mercado, o levantamento de custos, riscos e investimentos, bem como as possibilidades de retorno e os prazos.

2 . A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Para que qualquer projeto seja efetivado é necessário planejamento e isso não é diferente na área administrativa, pois é atraves do ato de planejar que se constroem as ações pretendidas pelas empresas e se busca vislumbrar possíveis cenários e diante deles contruir soluções para as demanadas que se apresentem.

2.1. PLANOS DE NEGÓCIOS

Para se efetivar um negócio, um investimento, necessário se faz o planejamento desta ação. É neste contexto que se torna importante o Plano de Negócios, que é, segundo o SEBRAE (2013):

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Desta forma entende-se que o plano de negócios é a ferramenta que irá auxiliar na tomada de decisões e no estudo da viabilidade do que a empresa se propõe. De acordo com o problema proposto, precisa se investigar a viabilidade da expansão da empresa, levando em conta diversos fatores. Para tanto, compreende-se que é necessário que se tenham todas as informações possíveis sobre o mercado no qual se pretende intervir. Desta forma são pertinentes que sejam levantadas informações dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; dados do empreendimento; missão da empresa; setores de atividades; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social e a fonte de recursos.

Alguns pontos interessantes de serem ressaltados, no caso específico do problema apresentado, quando da elaboração do Plano de Negócios são quais os principais produtos e/ou serviços; quem serão seus principais clientes; onde será localizada a empresa; o montante de capital a ser investido; qual será o faturamento mensal; que lucro espera obter do negócio; em quanto tempo espera que o capital investido retorne. Outro fator a ser levado em conta é em relação à carga tributária a que a empresa estará sujeita neste novo investimento. No caso problematizado os impostos envolvidos seriam IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica; PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social; COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social; CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido; IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados; ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercado (para indústria, comércio e serviços de transporte intermunicipal e interestadual).

Também é necessário que se determine qual é o capital disponível para o investimento, bem como, quais seriam as possíveis fontes para captação de recursos para a expansão, que podem ser recursos da própria empresa, empréstimos de terceiros, ou de instituições bancárias, ou ainda a busca de investidores.

É importante que se busquem junto ao SEBRAE do Estado, Sindicatos e entidades das categorias, informações sobre o mercado de atuação e suas possibilidades.

Seguindo adiante, é necessária uma análise do mercado de forma mais específica, começando pela identificação da clientela e suas características, ou seja, traçando um perfil desta, com apresentação de dados como faixa etária, gênero, tamanho da família, tipo de trabalho, renda, escolaridade, condição de moradia, são alguns dados que podem ser coletados.

No segundo momento analisar os interesses dessa possível clientela, levantando dados como a quantidade e a freqüência que compram o produto oferecido, onde costumam comprar e qual preço pagam por produto similar.

Em seguida, identificar o que leva estas pessoas a comprarem, a partir do levantamento de dados como preço, qualidade dos produtos, marca, prazo de pagamento.

Identificar o onde está a clientela, através de questionamentos como Qual o tamanho do mercado em que se irá atuar?

Outro importante passo antes da instalação de um novo negócio ou da expansão é conhecer a concorrência, e isso se dá a partir do levantamento de algumas informações como qualidade dos materiais empregados - cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.; preço cobrado; localização; condições de pagamento - prazos concedidos, descontos praticados, etc.; atendimento prestado; serviços disponibilizados - horário de funcionamento, entrega em domicílio, teleatendimento, etc.; garantias oferecidas.

De forma mais complexa, como é o caso do problema proposto, instalação de uma nova unidade de fabricação de calçados, necessário se faz o estudo do mercado de matéria-prima, pois dados como preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega são informações úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio, bem como estabelecer os preços a serem cobrados pelos produtos.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com