TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4º Semestre

Exames: 4º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................05

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO.........................................................................05

2.2 DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS...........................................................05

2.3 FLUXO DE CAIXA PROJETADO........................................................................ 05

2.4 CUSTO DE OPORTUNIDADE............................................................................. 06

2.5 ORÇAMENTO EMPRESARIAL............................................................................06

2.6 PAYBACK DESCONTADO..................................................................................06

2.7 IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS...........................................................06

3 REGIONALIZANDO.................................................................................................07

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................08

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho podemos mostrar que as Finanças são definidas como a ciência de administrar fundos, estando envolvido nesta área, todas as pessoas, instituições e mercados que façam a transferência de algum fundo. É uma área muito ampla e dinâmica, afetando todas as organizações e pessoas.

O gerenciamento das organizações está relacionado com as finanças, tratando todas as informações relevantes a movimentação monetária.

A administração financeira é a área encarregada de obter e desenvolver o desempenho das empresas, através da análise, planejamento e controle financeiro. Tem como objetivo a maximização, a prosperidade e o desenvolvimento da empresa.

Através deste trabalho pretendemos mostrar a importância da administração financeira dentro das pequenas e médias empresas. Iremos reforçar a necessidade que estas empresas têm de manter controles financeiros adequados para uma boa gestão dos recursos disponíveis, dos custos, das despesas e dos investimentos a serem feitos, mantendo a sua sobrevivência. Buscando alcançar o crescimento, atingindo as metas e objetivos estipulados. As pequenas e médias empresas são extremamente importantes no contexto social, econômico e políticos dos países.

No Brasil, podemos afirmar que estas empresas são fundamentais no desenvolvimento do país, são grandes geradoras de empregos, e produzem boa parte dos bens e serviços. Juntas possuem uma contribuição econômica equiparada às grandes empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejamento Financeiro: O planejamento financeiro compreende a programação avançada de todos os planos da Administração Financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa. Desta forma, o planejamento financeiro é realizado e desenvolvido em duas etapas, a curto prazo e a longo prazo, acompanhando a execução do planejamento financeiro, mediante as investigações das variações orçamentárias, onde as principais correspondem a previsão de vendas e orçamento de caixa. O processo de planejamento financeiro se inicia com projeção de planos financeiros a longo prazo. Ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais a curto e a longo prazo.

São características do planejamento financeiro, o precesso continuo e permanente sempre voltado para o futuro, visando selecionar entre varias alternativas o curso de ação, as técnicas de alocação e de recursos, as técnicas de coordenação e uma funçaõ administrativa que interage com as demais. As principais etapas do planejamento são estabelecer os objetivos a alcançar, as tomadas de decisões a respeito das ações futuras, a elaboração de planos e ação.

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. Planejar é definir os objetivos a escolher antecipadamente o melhor curso de ações para alcançá-los. É definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, e como em sequência.

2.2 Demonstrativos Orçamentários: É uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado liquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaborados anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitos mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

2.3 Fluxo de caixa projetado: É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado periodo. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projessões econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memoria de dados que resplandará essa mesma previsão. O principal objetivo dessa previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessiades de captções de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez. De forma sucinta, pode-se afirmar que Fluxo de Caixa Projetado é a demonstração visual das receitas e despesas distribuias pela pela linha de tempo futuro.

2.4 Custo de Oportunidade: é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com