TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4PS HAVAIANA

Trabalho Escolar: 4PS HAVAIANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  4.961 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

HAVAIANAS

4Ps

ELEMENTOS DE MARKETING

Santos

2013

Nome: Clécio

Nome: Lucas Almeida

Nome: Lucas Meira

Nome: Maurício

Nome: Rafael

Nome: Victor

Nome: Wesley

HAVAIANAS

4Ps

Trabalho sobre os 4Ps da marca Havaianas, do curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista, sob orientação do Prof. Walmir Gomes Sebastião.

Santos

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

CAMPANHA ESCOLHIDA 2

PRODUTO 3

PRAÇA 4

PREÇO 5

PROMOÇÃO 6

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzida pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo

Corrêa. A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano.

Escolhemos as havaianas por que é umas das marcas brasileiras mais identificadas com o nosso país. Outros fatores como sua popularização, sua qualidade, seus trabalhos de marketing e investimentos em publicidade, fizeram-nos optar por essa escolha.

Com base nos livros “Decisões de Marketing” e “Planos de Marketing”, as aulas dadas pelo professor Walmir e outras pesquisas feitas pelos integrantes deste grupo, evidenciamos os 4 Ps desta que é a melhor marca brasileira de sandálias.

1

CAMPANHA ESCOLHIDA

Quando surgiram as sandálias Havaianas, o seu público principal eram as pessoas de baixa renda das classes C e D. Com seu design bastante confortável e simples, preços baixos e locais de vendas populares, elas eram consideradas “sandálias do povo”. As havaianas eram bastante encontradas nos pés de pessoas humildes, pedreiros em canteiros de obra, mas, querendo mudar essa visão, as alpargatas (empresa responsável pelas havaianas) adotou uma nova estratégia para mudar o posicionamento da marca.

De início, criaram a campanha “Todo Mundo Usa”. Depois veio o lançamento das Havaianas Top, modelos simples, mas com uma maior sofisticação e mais bem elaboradas. A partir daí, as havaianas passaram a criar com modelos exóticos e

diferentes, alavancando a posição da marca. A estratégia deu tão certo, que atualmente elas são encontradas em mais de 60 países mundo afora, com diversas franquias especializadas e modelos diferentes, mas sempre mantendo o conforto do começo de sua criação

Partindo da visão dos 4Ps do marketing e estudos feitos nos livros “Decisões de Marketing” (Editora Saraiva) e “Planos de Marketing” (Editora Cengage Learning ), vamos analisar esta campanha de reposicionamento da marca Havaianas, que mudou a visão do produto de artigo popular, para item internacional.

2

PRODUTO

“Ampliação para cima”. É quando uma empresa lança um produto simples e depois lança uma linha mais sofisticada, buscando obter um maior prestígio de outros públicos.” (Decisões de marketing: Os 4Ps, vol.2 Editora Saraiva)

Quando foi lançada, as sandálias das havaianas eram produtos simples, com cores padrões em suas tiras e na sola, além de virem acondicionadas em saquinhos plásticos. Mas com o lançamento das Havaianas Top no mercado, o produto ganhou uma variedade de cores, estilos e uma embalagem mais caprichada e trabalhada graficamente, influenciando a mudança de visão do publico ao produto, atingindo outras classes.

O design diferenciado do produto chama muito a atenção do público que se quer atingir. A havaianas tem diferentes modelos de sandálias que vai do mais tradicional até aos modelos feitos para serem usados na balada. Segundo o livro “Planos de Marketing”, esse atributo é um elemento muito forte na parte do produto, pois agrega variedade e qualidade para atingir e satisfazer seu público interessado.

3

PRAÇA

O ponto de venda mais comum no começo das Havaianas eram os pontos mais populares, na maioria das vezes em supermercados.

De acordo o livro “Planos de Marketing”, a abertura de franquias com produtos próprios é um ponto positivo, pois assim, cria-se um ambiente conveniente ao seu público-alvo, levando em conta também o atendimento ao cliente. E foi isso que a marca fez.

Atualmente, existem mais de 100 franquias das Havaianas espalhadas pelo mundo, aonde se podem encontrar modelos especialmente feitos para esses locais. Essa tática também se remete ao conceito de que um produto deve se encontrar em lugares de acordo com seus consumidores, apresentado no livro ”Decisões de Marketing”. Por isso, e difícil achar produtos de edições especiais em bazares ou supermercados. Esses produtos são mais fáceis de serem encontrados em franquias da loja, conseguindo assim segmentar melhor seus clientes.

4

PREÇO

Do inicio até hoje, o aumento dos preços dos produtos das Havaianas cresceram consideravelmente. Produtos dessa marca atualmente chegam ao valor de R$ 40,00, enquanto no início custavam R$ 5,00. Porém, esse aumento se deve ao reposicionamento da marca, a agregação e entrega de valor e também ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com