TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7º Semestre Unopar

Dissertações: 7º Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 CIENCIAS ATUARIA E OBJETIVOS...................................................................... 04

3 A IMPORTANCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA 04

4. PIS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO........................................................... 05

4.1. COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO..................................................06

4.2. IMPACTO NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.................................................06

5. ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL....................................................................07

6. AUDITORIA INTERNA E EXTERNA, APLICABILIDADE E CARACTERÍSTICAS 07

7. IMPORTANCIA DOS CONTROLES INTERNO..................................................... 08

8.CONCLUSÃO....................................................................................................... 09

4. REFERÊNCIAS...................................................................................................... 10

1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual iremos abordar os temas ministrados nas matérias contidas no 7º semestre. Para tanto iremos abordar a importância das áreas de atuação em relação à contabilidade de uma empresa. Os principais métodos param se mantiver uma empresa sem prejuízos, fraudes e que possa ser exemplo nas demonstrações contábeis. Neste desenvolvimento iremos ajuda a empresa EURO AUTOMAÇÃO INDÚSTRIA LTDA a manter a sua empresa livre de quaisquer problemas, e com objetividade de lucro.

2. CIÊNCIAS ATUÀRIAS ORGÃO REGULAMENTADOR E SUAS CARACTERISTICAS.

O objetivo principal da Ciência Atuaria é analisar os riscos relacionados às áreas de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais no mundo. Na avaliação atuaria possui uma indicativa que envolve a gestão do plano como patrocinadores, administradores, previsões de mortalidade e financiamento.

Possui em sua objetividade promover o equilíbrio financeiro e econômico das organizações buscando garantir que os compromissos firmados entre usuários e contratantes sejam pagos. A Técnica utilizada pela ciência atuaria é a matemática e estática, estes são os principais métodos de analises de riscos.

O órgão regulamentador para o profissional Atuário precisa estar inscrito em livro próprio no Ministério do

Trabalho e Emprego.

Característica principal de um atuário é ter conhecimento, percepção ambiental, agilidade entre outros adjetivos esperados por este tipo de profissional, principalmente em manter-se atualizado nas leis trabalhistas que sofrem constantes alterações.

Através dos levantamentos feitos por este profissional formado em ciência atuaria que ira definir de um empréstimo pode ser feito, qual o prazo que possa ser feito para devolução deste empréstimo, também através deste profissional que podemos ter dados importantíssimos como nascimento e mortalidade, no caso de morte quem são os beneficiários, enfim tudo que envolva a analise de risco ou benefício.

3. A IMPORTANCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA

É de suma importância, pois a controladoria auxilia as empresas a obterem um adequado rendimento em suas operações reduzindo desperdícios, focando na eficiência e sendo uma área muito importante no que diz respeito à tomada de decisões. Esse órgão interno tem por finalidade de garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria de entidade no processo de gestão. As elaborações de relatórios gerenciais bem detalhados fornecem dos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa.

A Controladoria tem como papel gerencial desenvolvido por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

4. PIS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO

A lei n

10.637 (BRASIL, 2002c), PUBLICADA NO dou DE 31/12/2002 criou o sistema não cumulativo de pagamento do PIS/PASEP, por esse motivo as pessoas jurídicas se obrigam a recolher o PIS/PASEP com alíquota de 1,65%. As pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda que apura o IRPJ baseado no Lucro Real estão sujeitas a incidência não cumulativa, com exceção das instituições financeiras, planos de assistência à saúde, créditos imobiliários e financeiros, etc.

A contribuição para o PIS/PASEP não acumulativo tem como fato gerador o faturamento mensal, considerando assim a receita bruta das vendas de mercadorias e serviços de qualquer natureza. Exemplos de receitas que não integram a base de calculo do PIS/PASEP não cumulativo são a Saídas isentas do PIS, Saídas sujeitas à alíquota zero do PIS, Vendas Canceladas Recuperação de créditos baixados como perda dentre outros, todos amparados legalmente por leis e artigos.

A forma de pagamento do recolhimento da contribuição ao PIS/PASEP não cumulativo ocorrerá até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. A legislação permite que a pessoa jurídica contribuinte apure valores de credito que serão compensados com o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com