TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8d Solução De Problemas

Monografias: 8d Solução De Problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

“ METODOLOGIA 8D ”

Metodologia de análise e solução de problemas, 8D:

• AÇÃO DE CONTENÇÃO: São ações que visam fundamentalmente a eliminação paliativa do foco do problema . Pode ser a implementação de uma inspeção 100 ou 200%, introdução de uma operação adicional temporária, revisão do estoque, alertas da qualidade, retrabalhos, etc., ou seja, tudo aquilo que eliminar imediatamente o modo de falha, evitando que ele se tome proporções grandes demais e custe mais do que poderia custar.

• CAUSA RAIZ: Causa fundamental de ocorrência de um modo de falha. Não é o modo de falha em si, mas aquilo que o originou ou foi o causador do problema. A causa raiz deve ser analisada o mais profundamente possível e invariavelmente a causa raiz deve estar em algum aspecto sistêmico do processo. Vejo com frequência as pessoas colocando a causa raiz como sendo “falta de treinamento do operador”, mas isso por si só já demonstra mais um problema na organização além daquela detectada anteriormente e que estava sendo analisada: por que o operador estava trabalhando sem treinamento? (!) Existem diversas ferramentas para análise da causa raiz, como o Diagrama de Ishikawa, 5 Por Ques, Brainstorming, 5W2H, etc.

• AÇÕES CORRETIVAS: São ações que visam eliminar a causa raiz do problema. As ações corretivas devem ser focadas na causa raiz, não no modo de falha! Isso quer dizer que uma ação corretiva elimina a causa que motivou o problema, não o problema em sí (para isso é que existe a ação de contenção).

• AÇÕES PREVENTIVAS: São ações tomadas para eliminar um modo potencial de falha. Por exemplo, se foi detectado um problema na máquina X, as ações ali tomadas podem ser desdobradas para as outras máquinas similares e que podem potencialmente apresentar o modo de falha detectado na máquina X. Isso é ação preventiva!

Lembre-se que uma não conformidade é potencialmente uma oportunidade de melhoria! Portanto utilizar métodos sistemáticos para a solução de problemas e aplicá-las com eficácia, pode trazer bons retornos (até financeiros, mesmo que de forma indireta) para a organização, em forma de evitar reclamações de clientes e problemas que invariavelmente trazem muitos custos para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com