A 3ª Instrução Aprendiz Maçom
Por: Marilson Pires Pedroso • 7/5/2025 • Artigo • 846 Palavras (4 Páginas) • 19 Visualizações
A∴G∴D∴G∴A∴D∴U∴
B∴A∴R∴L∴S∴ OBREIROS DE RIO BRILHANTE Nº 18
TERCEIRA INSTRUÇÃO
“ENSINAMENTOS SOBRE A MAÇONARIA, RECONHECENDO UM MAÇOM
E O SIMBOLISMO DA INICIAÇÃO.”
V∴M∴, IIR∴ 1ºVIG e 2ºVIG, IR∴ P∴M∴, MEUS IIR∴
"Para elevar o homem aos próprios olhos, para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, a Maçonaria erige em dogma que o Grande Arquiteto do Universo deu ao mesmo, como o mais precioso dos bens, a liberdade, patrimônio da humanidade toda, emulação celeste que nenhum poder tem o direito de obscurecer ou de apagar e que é fonte de todos os sentimentos de honra e de dignidade." Parte da Declaração de Princípios da Maçonaria.
A terceira instrução ao Apr∴ M∴ contém um ensinamento essencial sobre a maçonaria e a iniciação. Dividirei o trabalho em três partes, a primeira parte é dedicada aos ensinamentos sobre a maçonaria, a segunda parte de como reconhecer um maçom e a terceira parte sobre os significados simbólicos da iniciação.
- As instruções ministradas pelo V∴ M∴, nos ensinam que existe um culto ao segredo da maçonaria, que é uma associação íntima de homens escolhidos, que tem como base o G∴ A∴ D∴ U∴, que é Deus; tem como regra, a Lei Natural; tem por causa, a Verdade, a Liberdade e a Luz Moral; Tem por princípio a Igualdade, Fraternidade e a Caridade; tem por frutos, a Virtude, a Sociabilidade e o Progresso; por fim, procura a felicidade dos povos incessantemente pela paz. A maçonaria existirá sempre que exista o ser humano. Daí surge os deveres do maçom que são: 1 - honrar e venerar o G∴ A∴ D∴ U∴, a quem devemos ser gratos pelas boas ações e os bens que podem ser compartilhados; 2 - tratar igualmente todos os homens, como iguais e IIr∴; 3 - combater a ambição, o orgulho, o erro e os preconceitos; 4 - lutar contra a ignorância, a mentira, o fanatismo e a superstição que atormentam a humanidade e causam todos os males que travam seu progresso; 5 - praticar a justiça reciproca, a tolerância para proteger os direitos e interesses de todos, também a liberdade de escolha, especialmente sobre religiões e opiniões; 6 - Lamentar os errados e reconduzi-los para o verdadeiro caminho, lutando e socorrendo os aflitos e infortunados;
As principais virtudes do maçom são Fé e Perseverança, a primeira lhe ensina a ter coragem e lhe retribui com o progresso e a segunda lhe ensina a fazer o bem mesmo com risco a sua vida pela recompensa da tranquilidade de consciência.
- Os maçons se reconhecem entre si pelo s∴, pelo t∴ e pela P∴. O s∴ lembra a promessa formal, em que afirmamos preferir ter a garganta cortada, a revelar os Segredos que nos forem confiados, executa-se da seguinte forma, deveis estar perfeitamente eretos, formando um esquadro com os pés, com o braço direito levantado formando esquadria com o lado direito do corpo, acompanhado pelo antebraço direito, também dobrado. A mão direita aberta com os dedos estendidos e unidos, a palma voltada para o chão e o polegar separado em forma de esquadro, tocando com sua polpa o pescoço em seu lado direito. O t∴ dá-se individualmente, ao qual se corresponde da mesma forma. Este Toque indica o pedido da P.∙. S.∙.. A p∴ significa força, moral e apoio, porém o aprendiz não pode pronunciá-la porque a Ordem conserva as tradições do antigo Egito, quando o iniciado ficava três anos sem se comunicar com o mundo exterior ao Templo e, portanto se fazia desnecessária a sua aplicação.
- As provações ao iniciado maçom são para lembrar-lhe das dificuldades e atribulações da vida, para que se purifique pelos elementos e então possa fazer o juramento de guardar os segredos da Ordem. Estava nas trevas e passa a enxergar a luz e respeitar o templo sagrado, estendendo-lhe seu braço à instituição e doando seu coração aos irmãos. A partir de então deve procurar no simbolismo da maçonaria a explicação das coisas: - O Compasso com suas hastes abertas representa o quão é infinita e universal a maçonaria; - O Esquadro pelo seu ângulo reto e preciso significa a retidão e o senso de justiça exigida ao maçom; - As três viagens representam a conquista e os novos conhecimentos; - As purificações são para lembrar que o homem não é suficientemente puro para adentrar o templo sagrado; - A idade do Apr∴ M∴ é de t∴ a∴, tempo na antiguidade para o preparo de um aprendiz; - A Pedra Bruta significa que o Apr∴ M∴ deve trabalhar e aprender muito a fim de retificar suas imperfeições naturais, que são os vícios e as paixões.
Simbolicamente o trabalho de um aprendiz vai de meio dia a meia noite, em homenagem a Zoroastro, por ser um dos primeiros fundadores dos mistérios da antiguidade, reunia secretamente os seus discípulos ao meio-dia e terminava os seus trabalhos à meia-noite, depois de uma ceia fraternal.
Somente com a percepção, assimilação e prática desses e de outros conhecimentos instrucionais pode-se galgar progressos na maçonaria. É o que se tem buscado fazer a partir da iniciação e introdução aos misteriosos caminhos de Luz desta magnífica instituição.
...