TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A 4ª Instrução de Aprendiz Maçom

Por:   •  30/8/2019  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

      A.´.G.´. D.´. G.´. A.´. D.´. U.´.

SABEDORIA, FORÇA E BELEZA

     

      Este trabalho faz uma análise do papel da tríade Sabedoria, Força e Beleza na vida Maçonaria e mostra que ela é fundamental tanto para a existência do cosmos como para a vida maçônica. Após demonstrar sua funcionalidade, envereda pela Iniciação maçônica, que fornece o caminho para que do interior do homem brote o Ser que pode transformar o planeta em um Templo de liberdade, harmonia e justiça. Com este objetivo, a Maçonaria instrui o maçom a tomar atitudes corretas e decisões acertadas, a viver em paz e harmonia consigo mesmo, a ser equilibrado e sensato e a ser capaz de iluminar outras pessoas de modo eficaz.

      A tríade Sabedoria, Força e Beleza foi introduzida na Maçonaria por William Preston em 1775.  Seus atributos significam que o Venerável deve ter a sabedoria, a prudência, a inteligência e o discernimento necessários para dirigir uma Loja; que o 1o Vigilante deve ter mão forte e força de vontade para ajudar a Loja a vencer seus vícios; que o 2o Vigilante deve ter equilíbrio e beleza moral para ajudar a Loja a viver em harmonia.

      A existência do universo como o conhecemos só é possível devido à harmonia, ordenação e padrões bem definidos. Leis se entrelaçam umas às outras, criando uma rede, tanto no macrocosmo como no microcosmo, que opera de um modo inteligente, como se fosse resultante do entrelaçamento de uma Sabedoria Primordial, de uma Força Primordial e de uma Harmonia Primordial.

     Ressalta-se que a Iniciação Maçônica, uma viagem sucessiva através da matéria, do intelecto, do instinto e do afeto, fornece o caminho para que do interior do homem brote o Ser que pode transformar o planeta em um Templo de liberdade, harmonia e justiça. O método iniciático, praticado no Templo Maçônico, envolve o despertar do aspecto sagrado da vida. O método iniciático leva o maçom a tornar significativo o seu despertar para uma nova visão de mundo, em busca de uma consciência universal unificada.

    A Sabedoria Maçônica ensina que o maçom deve investigar constantemente o caminho da verdade, buscando seu aperfeiçoamento interior para crescer intelectual e espiritualmente. Com este objetivo, a Maçonaria instrui o maçom a tomar atitudes corretas e decisões acertadas, a viver em paz e harmonia consigo mesmo, a ser equilibrado e sensato e a ser capaz de iluminar outras pessoas de modo eficaz.

    O ponto de partida da aplicação da Sabedoria Maçônica para forjar o caráter do maçom é o“conhece-te a ti mesmo”, obtido através da observação de si mesmo, de modo regular. É preciso que cada maçom enfrente a si mesmo e reconheça seus defeitos, fraquezas e imperfeições, reforçando suas virtudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com