TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APOSTILA VENTOSATERAPIA

Por:   •  28/9/2021  •  Artigo  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

VENTOSATERAPIA

A Ventosaterapia é uma técnica que existe desde milênios e seu poder terapêutico conquistou várias civilizações, foi aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa. É uma prática, disseminada em todo o mundo, que promove relaxamento corporal e mental dos indivíduos (AMARO et al., 2015). Tem como objetivo ocasionar um vácuo e fazer uma sucção da pele gerando uma pressão negativa, para estimular a circulação sanguínea, liberar as toxinas existentes no sangue. Também atua limpando o sangue, o que faz com que aumente a resistência do organismo às doenças, melhor respiração da pele. A ventosa drena as áreas de congestão e liberta o corpo do excesso de energia negativa. (AMARO et al., 2015).Possui diversos métodos de aplicação e pode ser combinada a muitas outras técnicas presentes na medicina chinesa. Esse recurso terapêutico é indicado no tratamento de diversas doenças, atua em distúrbios reumatológicos, neurológicos, vasculares e dermatológicos, também em pós-operatórios diversos e tratamentos estéticos. Fisioterapeutas utilizam as ventosas no tratamento de patologias crônicas e em processos de dor aguda dos pacientes. (Kravetz RE, 2004). A aplicação das ventosas ajuda nos tratamentos da lipodistrofia, dessa forma incentiva o organismo a separar resíduos metabólicos e liberar toxinas residuais (Cunha, 2001, Inada, 2003). A gordura localizada, é um distúrbio do tecido gorduroso no qual a gordura se acumula em maior número em locais determinados do que em outros lugares (Fornazieri, 2005). No caso da celulite, é utilizado o método deslizante e de sucção média a leve, assim estimula o sangue e o metabolismo lipídico. (CARDOSO et al., 2009). Na face, age na prevenção e trata as rugas nessa região, incentiva o crescimento da produção de colágeno e elastina, drenagem linfática e contorno facial. (FORNAZIERI, 2013). No tratamento de patologias diversas a aplicação das ventosas é feita nos pontos Shu dorsais, que se localizam ao redor da coluna vertebral e que representam os pontos de assentimento dos Zang-Fu (YAMAMURA, 2014). É realizada na pele, e tem a finalidade de alcançar o Sangue e o Qi de um determinado órgão por meio da manipulação da pele, desta forma proporciona a estabilidade dos Zang-Fu ( órgãos e viceras ) de maneira eficiente, proporcionando o equilíbrio energético e a prevenção e cura de doenças (CHIRALI, 1997).

DESENVOLVIMENTO

TIPOS DE VENTOSA

Ventosa de chifre São equipamentos feitos a partir dos chifres de animais (figura 1), no qual os mesmos são cortados entre 10-15 cm de comprimento e com 5cm de diâmetro interno, e o seu exterior deve ter um ótimo acabamento para evitar algum possível ferimento no paciente .paciente (SON KIM, 2002)

Figura 1: Ventosa feita com chifre de boi.

[pic 1]

Ventosa de bambu

A ventosa de bambu é o tipo mais utilizado na China, devido ao seu grande cultivo. Esse instrumento é confeccionado a partir de um segmento fechado de um ramo de bambu, com medidas entre 6 e 9 cm de comprimento e diâmetro de aproximadamente 0,6 cm a espessura da parede de no máximo 1 cm, devendo ser bem lixado externamente, para evitar ferimentos e desconfortos. O uso desse tipo de ventosa tornou-se muito popular devido ao custo baixo, facilidade ao transportar por ser um instrumento leve e, também, por poder ser associada com ervas medicinais. Entre tanto benefícios, a Ventosa de bambu pode apresentar algumas desvantagens, tais como: não é possível visualizar o local da 1384 estimulação, dificultando a manipulação para a intensidade da sucção, tal como não é possível observar a hiperemia do local e tão pouco ter o controle da quantidade de sangue (Xue) na realização de sangrias. A higienização do instrumento também fica comprometida devido sua composição porosa. (ILKAY ZINHI CHIRALI,2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (266.7 Kb)   docx (270.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com