TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensaios: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO THIARLES GOMES DA ROCHA

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Teixeira de Freitas

2014

FRANCISCO THIARLES GOMES DA ROCHA

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Lingua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.

Prof. Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato e Raquel Franco.

Teixeira de Freitas

2014

INTRODUÇÃO

Este artigo visa analisar a formação do professor no âmbito da educação inclusiva. Propõe avaliar a trajetória histórica da educação inclusiva no Brasil, pontuando seus principais avanços e entraves. Ainda com a proposta desta discussão, interpela-nos a pensar nas políticas educacionais e nas praticas cotidianas do universo escolar discutindo a possibilidade de maior investimento na qualificação do professor enquanto mediador do conhecimento. Incentiva-nos a rever as políticas, as leis e as práticas oriundas do reconhecimento da diversidade em sala de aula e das especificidades da educação inclusiva reconhecendo o desafio que se lança para os professores e todos os outros profissionais envolvidos nesta especialidade.

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A população alvo dessa pesquisa será os professores de escolas municipais e particulares do ensino fundamental. A análise das respostas ao questionário será realizada de forma quantitativa e qualitativa, pois pretendemos fazer um comparativo com os professores para verificar as formações acadêmicas ligadas ao tema referente à atuação que os mesmos vêm ocupando na educação. Há consenso em se enfatizar deficiências de formação docente e, como consequência, muitas dificuldades em suas atuações profissionais.

Há algumas décadas, acreditava-se que depois de concluída a formação inicial, o profissional da educação estaria preparado para atuar pelo resto de sua vida laboral. Hoje a visão é outra. O mercado de trabalho exige pessoas cada vez mais capacitadas, preparadas e atualizadas para o exercício de suas profissões. Especialmente no âmbito da educação, isso não poderia ser diferente. Assim, em relação a essa área, a preocupação se acentua, tendo em vista a especificidade do trabalho do docente em ter como matéria-prima o conhecimento, que continuamente evolui e adquire novos contornos. A escola está inserida na sociedade global e na chamada “sociedade do conhecimento”. Considera-se como função primordial de um professor, nos dias atuais, fazer com que o aluno adquira competências que possa aplicar na vida social e no mundo do trabalho. Muitas transformações relacionadas às relações sociais e ao mundo laboral têm trazido impactos e consequências que afetam toda a humanidade.

Dessa forma, novas exigências, especialmente em relação a novos conteúdos e à necessidade do desenvolvimento de competências, exigem diferentes formas de organização e gestão da educação, assim como novas posturas relativas à prática docente.

Foi possível por meio dos estudos efetuados compreenderem que o professor é um ser integral e que, antes de ser um profissional, é também um ser humano. Sua formação deve englobar não apenas elementos cognitivos que servirão para a sua prática pedagógica, mas também aspectos afetivo-emocionais, já que no atual contexto educacional, muitas vezes esses profissionais são desfigurados da sua identidade. No entanto, deles são exigidos saberes como sensibilidade, afetividade, subjetividade, que nem sempre são internalizados no processo de formação. Ainda, este trabalho, ao apresentar as perspectivas da educação do futuro, ressaltou sua importância para a economia e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com