TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensaios: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Ao longo desses anos, estão sendo realizadas mudanças na escola de ensino fundamental Tereza Teles localizada em Laranjal do Jarí no estado do Amapá. O foco principal é a educação inclusiva. Na escola já têm os dias de aula de Libras, sala com materiais educativos para todos alunos independente de ter necessidades educacionais especiais ou não, pois o objetivo é mostrar que todos podem fazer a mesma coisa, sem exclusão. Está apenas iniciando essa mudança, mas já esta deixando muitos alunos e professores da escola animados e cheio de expectativas.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A escola Tereza Teles após perceber o constante crescimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Teve a iniciativa de oferecer aulas de Libras, não só para os alunos com necessidades especiais, mas para todos da escola, inclusive professores, merendeiras, zeladoras e porteiros.

Com essa iniciativa, os pais dos alunos tiveram maior participação na vida escolar de seu filho. Antes os alunos com necessidades educacionais especiais ficavam em uma sala separada dos alunos que não apresentam nem uma necessidade educativa especial apois essa mudança. Por incrível que pareça os alunos são mais receptivos do que os próprios professores quando se trata em incluir o aluno de forma que ele se sinta a vontade na sala de aula. As crianças agem de forma natural com aquele aluno. Já os Professores têm um pouco de receio e muitas vezes tratam os alunos com necessidades educacionais especiais de forma como eles fossem muitos dependentes. Mas o primeiro passo foi dado em buscar formas para inclusão de todos. Essa escola já é exemplo a ser seguido para por outras escolas na cidade, devido seu grande esforço e ensino de qualidade. O mérito dessa escola não reside somente no fato de que sejam capazes de promover uma educação de alta qualidade a todas as crianças, mas em estabelecer um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.

Sabemos que a inclusão está ligada a todas as pessoas que por alguma forma não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade; sabemos que de alguma maneira esse preconceitos são quebrados e mudados e sabemos ainda que essas pessoas são merecedoras dos mesmos diretos que qualquer outro cidadão. Portanto, devemos ter esse conceito em mente que a inclusão se efetiva numa escola das diferenças e não nas escolas dos diferentes (Mantoan, 2012).

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Quando a criança é inserida na escola, ela sofre muito, pois aquele mundo parece inicialmente um mundo totalmente diferente do qual ela vive, mas é na escola que lhe será oportunizada novas experiências e vivências fazendo com que ela se desenvolva cognitivamente e social¬mente, isso, claro, respeitando suas particularidades. Por isso não basta somente a escola ter iniciativa colocando métodos para atender os alunos da educação inclusiva, a sociedade, a família e têm papel fundamental nesse processo. A parceria com a escola e os demais, tornará mais efetiva à inclusão e ofertas de oportunidades para aqueles que não são incluídos na escola de forma mais adequada possível.

A estratégias inclusivas não podem apenas ser feitas na forma discursiva, mas na re¬alização de experiências em que as possibilidades de cada um possam ser manifestadas. Assim, destacamos alguns princípios básicos para a efetivação da Inclusão:

• o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais às classes comuns;

João Guilherme dos Santos, aluno com deficiência física, com seus colegas da Unidade Integrada Alberico Silva, em Laranjal.

• a frequência desses alunos a escolas próximas as suas casas;

• a aprendizagem conjunta, mesmo tendo objetivos e processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com