TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho Universitário: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A Educação básica tem como finalidade desenvolver o educando dando-lhe a formação comum e indispensável para exercer a cidadania, onde lhes fornece meios de progredir em trabalhos futuros.

Educação básica possui três fases: a Educação Infantil a ensino fundamental e o médio. Com o período estágio corresponde a aprendizagem básica ou seja a leitura e a escrita simples.

Ensino fundamental I:

Os anos iniciais são de extrema importância para a vida das crianças. Uma boa orientação fará toda a diferença durante sua vida. As atividades são apresentadas de forma contextualizada, a partir de historias animadas sobre problemas ambientais, que permitem ao aluno avançar na aprendizagem de forma divertida.

Ensino fundamental II:

O principio filosófico do ensinar a pensar articulado a um fazer democrático que propicio a construção do conhecimento, tem no Ensino fundamental II o desafio de diante das mudanças psicológicas e biológicas dos nossos alunos, dar continuidade a um trabalho que, inequivocamente, colabore para a formação integral do individuo.

Os alunos do 6º ao 9º ano vivem um ciclo de transições que tem inicio com a mudança no número de professores de suas disciplinas, os materiais didáticos entre outros.

Ensino médio:

No ensino médio o aluno percebe que a dedicação e o esforço serão determinantes para o sucesso. Historicamente, o ensino médio no Brasil se caracteriza pela dualidade estrutural que estabelece políticas educacionais, diferenciadas para as camadas sociais distintas, definidas pela divisão social do trabalho.

Nesse estudo com a intenção de compreender as últimas reformas para o ensino médio realizadas bob as demandas da restruturação produtiva, busca-se na historia da educação analisar os elementos determinantes no estabelecimentos das politicas educacionais para este nível de ensino ao longo do século XX.

A didática de um bom professor:

Saber o que ensinar é um dos fundamentos da profissão de um bom docente. O conhecimento do currículo e do projeto pedagógico da escola, bem como os parâmetros Curriculares Nacionais( PCNS) e das Diretrizes Curriculares Nacionais, são necessários para dar uma boa aula. “O domínio pleno de conteúdo a ser transmitido mostra que o professor tem competência na área no qual se formou”.

Sabe como ensinar é igualmente importante. Se o professor não conhece as diferentes estratégias e metodologias de ensino, de anda adianta dominar a teoria. De acordo com os especialistas desenvolver estratégias para facilitar a aprendizagem, assim como ter profundo conhecimento de como ocorre o desenvolvimento cognitivo das crianças, fazem parte das ações dos bons professores. O docente deve saber formar vários métodos de ensino para o aluno aprender.

Com uma boa formação, o professor aprende a combinar teoria e prática. Isso significa que ele dominou os conteúdos e sabe como funciona o processo de aprendizagem de sues alunos.

Para ser professor, não basta gostar de ensinar. Tem que gostar também de aprender ou seja, de estar sempre atualizando em relação ás mais recentes pesquisas sobre como se dá aprendizagem das crianças e consequentemente, como ensiná-las da melhor forma. Um bom professor vai atrás de referencias que fundamentem seu trabalho.

Ele tem que saber estudar, estando atinado, o docente conseguirá avaliar seu próprio modo de lecionar. Uma das características de um bom professor é justamente analisar sua prática de modo escrito.

O professor tem como compromisso na aprendizagem administrar todos e cada um dos alunos de uma mesma turma mostrar que o professor tem comprometimento. Com o aprendizado da criança.

O docente deve saber por lei que é direito da criança ter o acesso a educação de qualidade.

É preciso compreender à diversidade presente em sala de aula por meio da visão humana dos diferentes perfis de estudante, reconhecer e respeitar as diferenças sociais, culturais, étnicas, e raciais é muito importante.

O professor em sua formação cultural deve estar sempre atualizando, informando e interessando, buscando cultura e novos conhecimentos.

O docente deve ser sujeito engajado na sua realidade com uma postura crítica e de vontade de conhecer cada vez mais os bens culturais disponíveis.

O professor deve conhecer bem o território, o qual inclui compreender o perfil da comunidade do entorno da escola, também é importante para lidar com os estudantes a que frequentam. Quando o professor esta focado e atento e sem preconceitos para realidade que cerca a unidade de ensino ajuda o doente a saber quais as melhores estratégias para lecionar para esses alunos.

A gestão de um bom professor, um docente envolvido profundamente com seu trabalho também tem uma visão ampla de como funciona o sistema de ensino.

O professor deve ter conhecimento de como a sua escola se insere nesse sistema juntamente para saber quais demandas a unidade de ensino deve atender. O professor não vai ocupar o papel de assistente social na escola, mas também não deve estar indiferente a certas necessidades básicas e condições de vida das crianças, até por que esses requisitos ajudam em seu aprendizado. O professor convém sempre estar trabalhando em equipe, o que inclui estabelecer parcerias com outros professores, coordenadores e com o diretor. Isso também vale para a relação com os alunos, já que o docente deve saber trabalhar com o coletivo de crianças e adolescentes todos os dias.

Avaliações:

Saber usar e lidar com avaliações de diferentes tipos é imprescindível, são “ termômetros” do aprendizado da turma. Destaca-se que o bom professor deve saber quais as melhores ferramentas para analisar o desempenho de sua turma tanto interna, quanto externamente, o que inclui saber ler e utilizar os dados das avaliações em larga escala como provinha e prova brasil.

Educação Inclusiva:

A educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade.

Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de educação não significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com