TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO

Trabalho Escolar: A AVALIAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  8.731 Palavras (35 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS DO SERTÃO – ESSER.

CURSO DE LETRAS

MANOEL PEDRO SILVA

A AVALIAÇÃO

Olho d’Água das Flores – AL

2013.

MANOEL PEDRO SILVA

A AVALIAÇÃO

Monografia apresentada a Escola Superior de Ciências Humanas, Físicas e Biológicas – ESSER CAMPUS II da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, como requisito para aquisição do grau de Bacharel em Letras.

Orientador: Profº. Tobias Barreto

Olho d’Água das Flores – AL

2013.

MANOEL PEDRO SILVA

A AVALIAÇÃO

Monografia submetida ao corpo docente da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciado no curso de Licenciatura Plena em Letras.

Aprovada por:

____________________________________________________

Profº. Orientador: Tobias Barreto

____________________________________________

Profº. José Antonio Xavier Rodrigues

____________________________________________________

Profª. Margarida Flores

Olho d’Água das Flores – AL, ¬¬_____ de _______________ 2013.

INTRODUÇÃO

Vivemos no meio educacional, nos últimos anos, uma grande discussão sobre as causas do fracasso escolar e reflexão a cerca de novas propostas de trabalhos que possam garantir uma aprendizagem significativa. A ação de repensar a prática docente é inevitável quando se fala da sistemática de avaliação já que é nesta que se “concretiza” o ato de retenção, insucesso do aprendiz. Assim, no de avaliar reflete a postura, a concepção de educar do professor, sendo necessário, desta forma, que se busque conhecer de forma mais fundamentada a sua dinâmica no seio da escola, para que se deslumbre o que tem sustentado a docência.

O estudo sobre a avaliação é necessário já que pode possibilitar que o espaço da sala de aula se torne ambiente de relações não autoritária, baseadas num respeito mútuo entre educandos e educadores, se esta encara que avaliar não é apenas dar notas a uma atividade realizada num determinado momento do período estudado. Por isso é de grande relevância que todo profissional da educação possa pesquisar mais sobre o assunto, buscando sempre melhorar sua prática, já que sempre se vê as angústias de alunos no final do ano letivo, devido às reprovações.

Assim, tem como objetivo primordial, compreender o processo de avaliação da aprendizagem, bem como melhor conhecer o processo avaliativo do professor no contexto da sala de aula, buscando assim identificar as dificuldades existentes quanto a forma de avaliar dos alunos.

Esse estudo procura se deter em três aspectos que são essenciais na formação do educador: o primeiro capítulo trata dos modelos e características da avaliação utilizada pelas escolas, e visa uma reflexão para a melhoria de uma prática em que ainda sua atenção está centrada na chamada promoção do estudante de uma série para outra. Nesse caso os envolvidos acabam não tendo uma boa relação com a avaliação, onde grande parte das escolas brasileiras centraliza-se em exames mensais ou bimestrais, porém, devido às transformações por que passa a sociedade no atual contexto necessário se faz que se desmistifique a avaliação e suas características promocionais e seletivas, que excluem os educandos.

Discutiremos no segundo capítulo as formas de avaliação utilizadas, que contemplam a aprendizagem como processo contínuo, e trata basicamente da avaliação como uma das ferramentas usadas pelo educador que se preocupa com uma pedagogia transformadora, daí a grande contribuição daquele que deverá estar aberto e dar novo encaminhamento para a prática da avaliação escolar.

No terceiro capítulo trata da avaliação como elemento indispensável à prática pedagógica e que a ação de educar e avaliar devem ser percebidos pelo educador como um só momento e que se relacionam no cotidiano, sendo essencial para a educação e a prática do professor que numa construção de conhecimento a avaliação deixa de ser um momento terminal no processo educativo e passa a ser a busca para a compreensão das dificuldades.

CAPITULO I

Modelos e Características da Avaliação

Utilizada Pelas Escolas

1.1. A AVALIAÇÃO ATUAL

Nos últimos anos a avaliação educacional assumiu um lugar de destaque tanto nas políticas públicas de educação no Brasil, quanto objeto de constantes pesquisas e estudos, havendo um consenso entre gestores, educadores e especialistas sobre a importância da avaliação para nortear planejamentos, reformas educacionais e possibilitar, sobretudo a melhoria na qualidade de ensino.

Visando essa melhoria há uma preocupação cada vez maior em aperfeiçoar mecanismos e estratégias de acompanhamento do desempenho dos educandos e do sistema educacional, com foco centrado na aprendizagem e no rendimento escolar.

A estratégia de avaliar periodicamente é a característica que de imediato se evidencia na nossa prática educativa, pois pais, profissionais de educação, escola e os próprios educandos ainda têm, por conseqüência da conjuntura social / educacional, suas atenções centradas na chamada promoção do estudante de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com