TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação de Atividade

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo C – Fase I/2018

Adaptação de atividade

Nome e RU: Karina de Oliveira Santos 1797703

Polo: Brumado/BA

Ano/Série e idade do aluno: 6° ano / 11 anos.

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:

Marcos possui um transtorno de desenvolvimento marcado por inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar e comportamento restritivo e repetitivo. Marcos fala bem, mas tem dificuldade em usar a linguagem como meio de contato social. É necessário ter paciência e compreensão para com o aluno para que ele consiga aprender. Com instrumentos e métodos certos, este aluno pode desenvolver ideias para a resolução de problemas.

Atividade escolhida (marque um X):

(     ) Atividade 1

( x ) Atividade 2

(     ) Atividade 3

Proposta de adaptação da atividade:

A atividade proposta tem como recursos materiais: um geoplano 10x10 e pequenas borrachas que possam amarrar.

Com a explicação do professor sobre múltiplos, é entregue ao aluno o geoplano e as borrachas. Quando questionado, por exemplo, sobre os 3 primeiros múltiplos de 4, acima de 0, ele irá utilizar 3 borrachas, e com cada uma amarrar 4 elementos. Depois, ele irá contar os elementos da primeira borracha, que resultará no primeiro múltiplo, somá-lo com os elementos da segunda borracha, encontrando o segundo múltiplo, que por fim será somado aos elementos da terceira borracha, resultando no terceiro múltiplo.

Para aprender sobre divisores, quando se pergunta a ele, por exemplo, se 3 é divisor de 12, ele irá amarrar 12 elementos com uma borrachinha, depois com outras, irá amarrar de 3 em 3 elementos. Se ao final não sobrar nenhum, então ele responderá que sim, que 3 é divisor de 12. Caso em outro momento seja questionado sobre outros números e ao final sobre algum elemento, então a resposta será que não é divisor.

Para manter o foco do aluno foi utilizado no geoplano objetos que chamam sua atenção.

Objetivos da adaptação:

● Estabelecer estratégias que auxiliem na aprendizagem da matemática por alunos que possuem autismo no ensino fundamental;

● Despertar a curiosidade e criatividade dos alunos;

● Ensinar o conteúdo de forma lúdica.

Resultados esperados :

É esperado que com essa atividade os alunos possam ter mais criatividade e curiosidade, pois possibilita a aprendizagem de uma forma diferente. A utilização de métodos simples e dinâmicos auxilia na conquista de mais atenção do determinado aluno. Desta forma, utilizar material de forma lúdica é de extrema importância para a assimilação do conteúdo pela criança observada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com