TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização De Alunos Com Sindrome De Down

Ensaios: A Alfabetização De Alunos Com Sindrome De Down. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo

1. IDENTIFICAÇÃO:

Tema do projeto

Nome da Escola

Título do Projeto

Público alvo

Período

2. JUSTIFICATIVA:

Segundo Costa (2011), a Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade, Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professor apresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular, entre outros).

3. OBJETIVO GERAL:

É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambigüidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas pelos objetivos específicos.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Detalhamento do Objetivo Geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios:

a) Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida;

b) Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.

4. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:

A metodologia contempla a maneira como vai se desenvolver as atividades.

5. CRONOGRAMA:

Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, registrar as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.

6. RECURSOS:

Listar tudo o que será utilizado para o desenvolvimento do projeto.

7. AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser um processo contínuo, desenvolvido ao longo do projeto, com anotações em que favoreça a avaliação dos envolvidos e do projeto em si.

8. CULMINÂNCIA

Como será o produto final do projeto?

Reflexão sobre as propostas desenvolvidas no currículo da Educação Básica

As propostas desenvolvidas no currículo da Educação Básica são definidas pela Matriz curricular é um parâmetro que determina as disciplinas e a carga horária que compõem a grade curricular de cada Etapa da Educação.

Projeto Educativo Interdisciplinar

1. IDENTIFICAÇÃO:

Tema do projeto: Literatura Infantil

Nome da Escola: Escola Municipal Monteiro Lobato

Título do Projeto: Viajando com Monteiro Lobato

Público alvo: alunos do 2º ano

Período: 2º semetre de 2013

2. JUSTIFICATIVA:

O presente projeto justifica-se pela necessidade de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para a turmma do 2ª ano. O tema do projeto foi definido a partir de um levantamento prévio realizado com os alunos do ano em questão.

3. OBJETIVO GERAL:

• Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.

• Contribuir para a integração entre as disciplinas.

• Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.

4. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:

Numa abordagem inicial estudar sobre o tema que envolve a literatura de Monteiro Lobato, ou seja, a literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil Sitio do Pica-Pau amarelo e o folclore das lendas e os personagens do sítio.

Para aprofundamento dos subtemas, abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os filmes (DVD) do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos. Além disso, será realizada a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:

PORTUGUÊS:

Textos e obras de Monteiro Lobato; Expressão oral e interpretação dos textos; Produção de pequenos textos; Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo

MATEMÁTICA:

Comparação de quantidades, ordem e sequência numérica; Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo; Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas; Jogos com números e com material dourado.

GEOGRAFIA

O lugar onde vivemos; A cidade e o campo; Ambiente natural e modificado; As diferenças entre os costumes da cidade e do campo

HISTÓRIA

A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com