TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.721 Palavras (19 Páginas)  •  1.524 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        A dança enquanto conteúdo da educação física escolar.        5

3        ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        9

4        O TRABALHO COM DEFICIENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        13

5        CONCLUSÃO        15

5        REFERÊNCIAS        16



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança sendo uma experiência corporal possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem. A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano, onde ele manifesta todos os seus impulsos e crenças. Neste contexto, desde que existe o ser humano, existe a dança, o ser humano já se servia do movimento corporal para expressar seus sentimentos. Dançar era algo natural. Unindo-se a música ao gesto, nasceu a dança. Descobertos o som, o ritmo e o movimento, o homem passou a dança. A dança então pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. Assim vivemos em um mundo repleto de variedades, aspectos consumistas, e informações globalizadas, as quais os adolescentes por estarem em processo de construção da personalidade, rebeldes e desmotivadas para até mesmo buscar uma atividade física que lhe dêem prazer.

Já no estudo Alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física o objetivo foi observar a realidade da inclusão da criança com síndrome de Down nas aulas de educação física, identificando os obstáculos e facilidades encontrados pela mesma. Através dessa pesquisa percebeu a necessidade de conteúdo teórico que pudessem contribuir positivamente na pratica educacional, a fim de auxiliar os profissionais de educação física na inserção de portadores da síndrome de down. No entanto, o objetivo deste estudo e identificar como é possível intervir positivamente nas aulas de educação física escolar, proporcionando a inclusão e o desenvolvimento com as turmas de ensino regular com portadores de síndrome de down. Para atingir o objetivo estabelecido, foi realizada que cabe ao professor construir para que possam despertar nos alunos o desejo de participar da aula, sendo ela dinâmica, criativa e motivadora.

.


  1. A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

A dança é considerada uma das artes mais antigas. É a única que dispensa qualquer material como ferramenta, pois depende somente do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função. Dançar pode significar uma tentativa de comunicação, de expressão de sentimentos e idéias, ou de rituais, como bater as mãos e os pés ritmicamente para aquecer os corpos antes da caça e dos combates.   A dança nasce com o homem. Já nas cavernas, ele batia os pés ritmicamente para se aquecer e comunicar. Em todas as civilizações se dança, de maneira diferente e por vários motivos.

A dança como conteúdo escolar inserido nas aulas de Educação Física pode ser trabalhada em vários aspectos trazendo benefícios para o educando emocionalmente, fisicamente, intelectualmente e socialmente, auxiliando de maneira positiva a construção do conhecimento do individuo em relação à cultura corporal do movimento, a promoção da saúde e o resgate de aspectos históricos e sócios cultural. O trabalho versa sobre a dança como conteúdo nas aulas de Educação Física, fortalecendo um plano de trabalho que está Por reconhecermos a ausência de inclusão e discussão do tema nas aulas.

A dança Hoje é tratada como um componente Folclórico, uma diversão, ela é descontextualizada no currículo escolar, raramente é Tratada como um conteúdo que possui um conhecimento próprio, capaz de apreender a expressão corporal como Linguagem. A dança além de ser apenas uma atividade física é indivíduo não deve fazer o movimento pelo movimento, ele precisa saber o porquê faz certo movimento, Pois o Movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente. A dança é um conteúdo que pode ser tratado Em diversos

Níveis escolares, apesar de que seus aspectos expressivos se confrontam com as formalidades técnicas para a sua Execução. Porém quando se trata de um ambiente escolar, vemos a dança como um grande instrumento para Conseguirmos elevar o padrão Cultural dos Educando,

Níveis escolares, apesar de que seus aspectos expressivos se confrontam com as formalidades técnicas para a sua Execução. Porém quando se trata de um ambiente escolar, vemos a dança como um grande instrumento para Conseguirmos elevar o padrão Cultural dos Educando, sabendo que a dança como arte consegue encontrar os seus Fundamentos na própria vida, concluindo isso em uma expressão particular e não Em Um movimento artístico Entrando no contexto escola, nos cabe questionar qual seria o objetivo da dança? Destacamos os diferentes motivos que justificam a importância e a viabilidade do ensino de dança na escola: propiciar o autoconhecimento; estimular vivências da corporeidade na escola; proporcionar aos educando relacionamentos estéticos com as outras pessoas e com o mundo; incentivar a expressividade dos indivíduos; possibilitar a comunicação não verbal e os diálogos corporais na escola; sensibilizar as pessoas, contribuindo para que elas tenham uma educação estética, promovendo relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo, desenvolvendo a apreciação e a fruição da dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com