TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

INTRODUÇÃO

Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada as práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. A educação física é o processo pedagógico que visa a formação do homem capaz de se conduzir plenamente em suas atividades, trabalha num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.  É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas e exercícios físicos não-competitivos e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV. A dança é um meio quase ilimitado de aprendizagem. Mas o professor deve tomar cuidado ao trabalhá-la como conteúdo educativo: ele não pode, de maneira alguma, reforçar modismos, que geralmente são lançados pelos meios de comunicação de massa com intenção exclusivamente comercial. Ele deve alertar seus alunos sobre os interesses da indústria cultural para que seu trabalho não omita a existência dos estilos comerciais, mas desperte o senso crítico de seus educandos a respeito deles.

A educação é um direito para todos os alunos com ou sem qualquer tipo de deficiência. Quanto ao que se refere à Inclusão escolar de crianças com algum tipo de deficiência, independente de qual seja, é dever do professor fazer todo o possível para que todos os alunos aprendam e progridam.

No atual sistema educacional nos deparamos com uma proposta de ensino/aprendizagem, priorizando a diversidade e a inclusão. Nos dias de hoje é comum encontrar pessoas com necessidades especiais nas escolas regulares. Este novo sistema educacional requer conhecimentos, e idéias novas que tenham o objetivo maior de incluir todos, independente de qualquer de condição física. Sendo assim defende-se que a Educação Física é uma ferramenta educacional de interação e cooperação, deve ser trabalhado a fim de atender a todos os alunos; desenvolvendo atividades físicas, recreativas e psicomotoras que desenvolvam as habilidades, que socializem as potencialidades individuais. O profissional de Educação Física é repleto de desafios na postura frente sua classe. Nesse sentido, por trás dessa questão é necessária a intervenção de um profissional capacitado, consciente e responsável, que principalmente tratando-se de crianças com alguma necessidade especial.

Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo, fazer um aporte teórico sobre a Dança Escolar e sobre o trabalho com alunos com deficiência nas aulas de educação física, focando nos alunos com Sindrome de Down.

A DANÇA NA ESCOLA

Compreendemos a dança como “o movimento expressivo e ritmos do corpo”, que vem desde os povos mais antigos como um registro histórico de culturas, rituais, celebrações e crenças, sempre feitas com coreografias e cânticos, sendo repassada por décadas de geração para geração. Sendo indiscutível que a dança também é uma forma de comunicação, que se apresenta como uma forma de se expressar de forma física com batidas de mãos e pés.

Nas escolas, a dança surgiu como uma forma de preparar as pessoas para a sociedade, com o objetivo de repassar relatos dessas culturas existentes, para que haja o conhecimento prévio da dimensão e da abundância que essas culturas têm.    

É de fundamental importância o entendimento que a dança não e só uma forma de cultura, mas também uma forma de saúde, lazer e conhecimento por meio do aprendizado.

É de conhecimento geral que a dança se apresenta como um conteúdo muito influente na sociedade por ser cultural. Mas a Educação Física não traz só para o tema de culturas, mas com suas diversas formas, como por exemplo, a saúde, o lazer e o conhecimento.

Todos sabem que a dança é um conteúdo muito importante para Educação Física, pelo fato que este conteúdo tem as mais diversas formas de serem repassadas para os alunos. Desde brincadeiras, que são uma forma de saúde física e mental dos alunos, pode-se mencionar, por exemplo, a brincadeira da dança da cadeira, que pode ser feita com crianças acima de 5 anos de idade e também com adolescentes. Essa brincadeira desenvolve conhecimento de agilidade, atenção, movimento, estratégia e ritmo para os alunos.

O conteúdo da dança também muito importante quando se apresenta a cultura da mesma, mostrando as diversas culturas, dos mais diversos lugares e tipos, tendo como objetivo mostrar a dimensão da dança pelo mundo e os lugares onde vivem e moram.  

De acordo com FERRARI (2003), “Na educação, ela está voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente, favorecendo todo tipo de aprendizado que eles necessitam”.

A dança é composta por vários ritmos, por isso cabe ao professor de Educação Física fazer com que essas aulas sejam produtivas e tenham em objetivo de proporcionar ao aluno um bom conhecimento sobre determinadas atividades.

É de fundamental importância que as atividades que o professor oferecer, seja organizado da forma que o conhecimento possa ser repassado coerentemente, adequando-se ao ritmo dos alunos, para que as aulas na se tornem tediosas. Com boas idéias, sendo fundamental o planejamento e o objetivo do professor como educador e profissional da área.

 Atualmente, observa-se que a dança na Educação Física trás alguns desafios para os professores no ambiente de trabalho. Aparece nas escolas com mais frequência em épocas festivas e datas comemorativas isso causa a falta do ensino sistemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com