TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Da Cadeia De Valor

Dissertações: A Análise Da Cadeia De Valor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  455 Visualizações

Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades que criam valor ao cliente. Vão desde a matéria-prima, passam pelos fornecedores e chegam ao consumidor final. Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.

A forma como uma organização cuida para que todos os seus processos (cadeia de valor) sejam feitos com a melhor qualidade e diferenciação gera uma grande vantagem competitiva diante de empresas que trabalham apenas com processos e baseiam-se em custos.

Há duas maneiras de uma empresa posicionar-se: por estratégia de custo ou de diferenciação.

A estratégia de custo nada mais é do que vender os produtos ou serviços o mais barato possível enquanto que na estratégia de diferenciação você deve vendê-los o mais diferenciado possível.

A definição de uma estratégia através de uma cadeia de valor afeta diretamente o posicionamento de uma empresa e a mantém em vantagem competitiva com relação às demais desde que trace boas estratégias relacionadas à sua cadeia de valor.

Para definir uma boa estratégia é necessário fazer uma análise da concorrência e ver com quem irá competir. Desta forma, você pode ver se a maioria dos concorrentes trabalha com custos ou diferenciação e escolher o segmento que possui menos concorrência.

Cuidado na escolha de sua estratégia de marketing, pois todas as ações de mercado deverão estar focar em um único objetivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com