TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise dos dados coletados

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

Aluno: Raphael Costa Lima Andrade                      [pic 1]

Professor: Jés de Jesus Fiais Cerqueira

Disciplina: Interface homem-máquina

Lista de exercícios n 1

Exercício 1

Um sistema de “dentro para fora” consiste em um sistema que foi projetado com uma maior ênfase em sua arquitetura visando a todo tempo permiti-lo funcionar, sendo destinada pouca ou nenhuma atenção ao que fica fora do sistema e a como ele será utilizado. Em outras palavras é como se o sistema fosse projetado partindo-se do pressuposto de que tudo o que for externo ao sistema vai adaptar-se a ele.

Enquanto que na abordagem de “fora para dentro”, o projeto de um sistema se inicia com o entendimento: das necessidades do usuário, do perfil dos usuários, dos seus interesses, dos objetivos, motivações, do contexto de uso, dentre outros; para depois identificar a melhor forma que tornará a interface com o usuário mais objetiva.

Exercício 2

A interação: Inicialmente, interação tratava de uma sequência de estímulos e repostas, como na interação de corpos físicos, entretanto, com o surgimento das pesquisas de base cognitiva, passou-se a destacar interação como a comunicação com máquinas, em outras palavras, consiste no ato de utilizar maquinas ou sistemas interativos.

A interface: É definida como o meio utilizado para que ocorra interação entre o homem e um sistema, é toda a parte do sistema que possibilita ao usuário manter um contato físico tendo como exemplos: mouse, teclado, tela do celular sensível ao toque.

 O Affordance: Consiste no conjunto de características do sistema interativo (do hardware e do software) que são perceptíveis pelo usuário apontando os métodos e formas de manipular os elementos da interface em questão.

Exercício 3

São eles a usabilidade, a experiência do usuário, a acessibilidade e a comunicabilidade.

Exercício 4

São eles a eficácia, a eficiência e a satisfação. A eficácia esta relacionada com a capacidade de os usuários interagirem com o sistema para alcançarem seus objetivos corretamente, conforme o esperado por eles. A eficiência está relacionada com os recursos necessários para os usuários interagirem com o sistema e alcançarem seus objetivos. A satisfação dos usuários está relacionada com a experiência de usar o sistema interativo no contexto de uso para o qual foi projetado.

Exercício 5

Segundo os autores Melo e Baranauskas é a “flexibilidade proporcionada para o acesso à informação e à interação, de maneira que os usuários com diferentes necessidades possam acessar e usar esses sistemas”. Logo, acessibilidade está relacionada com a capacidade de o usuário acessar o sistema para interagir com ele, sem que a interface imponha obstáculos.

Exercício 6

A comunicabilidade em interação humano máquina consiste na capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design, de tal maneira a permitir um uso criativo, eficiente e produtivo do sistema interativo.

Exercício 7

A psicologia experimental é usada através doa ato de mensurar e modelar o comportamento humano, com intuito de permitir prever e modelar o desempenho humano ao interagir com o sistema. Os modelos mais utilizados em interface homem máquina são a lei de Hick-Hyman, que relaciona o tempo que uma pessoa demora para tomar uma decisão com o número de possíveis escolhas que ela possui, e a lei de Fitts, para modelar a capacidade de processamento de informação do sistema motor humano.

Exercício 8

O modelo de processador humano de informações é composto de três sistemas, sendo eles: perceptivo, motor e cognitivo.

O sistema perceptivo é responsável pela transmissão das sensações do mundo físico que são identificadas pelos sistemas sensoriais do corpo. As sensações são armazenadas temporariamente em áreas de memória sensorial, em especial nas memórias visual e auditiva, posteriormente algumas destas sensações são codificadas simbolicamente e armazenadas na memória de trabalho.

O papel do sistema cognitivo é especificar quais conteúdos das memórias sensoriais devem ser codificadas simbolicamente e armazenadas na memória de trabalho. A informação é recebida pelo sistema cognitivo de maneira codificada dos armazenamentos sensoriais na sua memória de trabalho e utiliza informações previamente armazenadas na memória de longo prazo para tomar decisões sobre como responder aos estímulos recebidos. A partir deste ponto, o pensamento é traduzido em ação através da ativação voluntária de músculos em uma série de micro movimentos discretos realizados pelo sistema motor.

Tem-se o esboço de tal modelo a seguir:

[pic 2]

Poderiam ser acrescentados dois detalhes no modelo. O primeiro seria um buffer sensorial para que os dados dos receptores pudessem ser acumulados antes de serem armazenados. O segundo detalhe seria o acréscimo de um elemento dedicado à visão que representa características de ciclos de leitura.

Exercício 9

A percepção da cor é processada antes que uma pessoa volte sua atenção a ela, antes que se torne consciente. Com relação a percepção de luminância, isto é, nossa capacidade de perceber padrões de tons de cinza entende-se que o contraste ideal para texto é de 10:1 entre claro e escuro. A mente humana possui uma maior facilidade de percepção de cores opostas, por isto usam-se muito cores como vermelho, verde, amarelo, azul, preto e branco para categorizar informações visuais, à exemplo do vermelho que pode categorizar situações de perigo, ou do amarelo uma condição de advertência.

Exercício 10

Genericamente falando as principais atividades que compõem o projeto de um sistema de interação humano máquina são: análise da situação atual, síntese de uma intervenção e avaliação da nova situação; elas podem ser definidas como:

-Análise da situação atual: consiste no ato de estudar e interpretar a situação atual;

-A síntese de uma intervenção: caracteriza-se pelas etapas de planejamento e execução de uma intervenção na situação atual;

-Avaliação da nova situação: consiste em verificar o efeito da intervenção, comparando a situação analisada anteriormente com a nova situação, atingida após a intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (690 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com