TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TRATAMENTOS PARA O MELASMA ..................................................................4

2.2 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO..............5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

ANEXO........................................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O surgimento de manchas escuras na pele tem se tornado cada vez mais frequente principalmente entre o grupo feminino, trata-se de um problema que afeta de forma profunda a estética do rosto e consequentemente a autoestima feminina. Seu acometimento ocorre principalmente em mulheres na faixa etária entre 20 e 50 anos.

O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado obtido através de um questionário aplicado a 5 mulheres, para avaliar as possíveis causas do melasma. O resultado obtido será apresentado em forma de gráfico em anexo ao trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

O melasma é uma dermatose que altera a cor da pele normal e resulta no aumento dos melanócitos, com o consequente aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente devido a exposição à radiação ultravioleta. Estas manchas normalmente aparecem no rosto, mas podem aparecer em outras áreas do corpo expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos, mas podem afetar os homens também. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico, localizam-se principalmente na região frontal, malar (“maçã do rosto”) e supralabial. Essa dermatose surge na maioria das vezes na metade da gestação devido às alterações hormonais.

O principal agente formador dos melasmas é o melanócito, que é a célula responsável pela produção de melanina. A melanina é o principal pigmento biológico envolvido na pigmentação cutânea, sendo fator determinante na diferença de coloração cutânea.

O processo do melasma ainda é desconhecido, pois muitos fatores causais podem estar implicados nas manchas ocasionadas, como gravidez, uso de contraceptivos orais e foto envelhecimento, a utilização de alguns tipos de cosméticos, influencia genética, terapias com estrogênio e progesterona, que podem contribuir com essa formação.

As manchas vão se desenvolvendo de forma lenta, mas com a exposição solar, elas acentuam. Em avaliação clínica caracteriza-se por manchas acastanhadas, localizadas principalmente na face, nas regiões centro facial, malar e mandibular, podendo acometer também as regiões torácica anterior, cervical e membros superiores.

Histopatologicamente, o melasma é dividido em: epidérmico (quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme) e dérmico (caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos) e misto (quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões).

2.1 TRATAMENTOS PARA O MELASMA

Os tratamentos para os melasma variam, mas é importante para o paciente sempre se proteger dos raios ultravioletas e luz artificial, além de procedimentos para clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.

Para iniciar o tratamento é muito importante se proteger do sol usando o filtro solar com fator de proteção solar (FPS) mínimo 30 nas regiões expostas do corpo. A preferência deve ser dada para os que oferecem proteção contra os raios UVA e UVB (raio ultravioleta), eles ajudam a estabilizar os benefícios do tratamento.

Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes que contenham hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substancias clareadoras, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método pode não funcionar em todos os pacientes, mesmo que os resultados apareçam rápido, é necessário um certo tempo para se estabilizar, é importante impedir a mínima exposição ao sol para que os sintomas não voltem. O tratamento será continuo.

O paciente e o dermatologista podem optar por tratar a doença com o uso do peeling, que pode clarear a pele de forma gradual e mais rapidamente que os cremes clareadores. Os peelings superficiais são mais seguros que os profundos e o dermatologista poderá indicar qual é a forma mais adequada caso a caso.

Os lasers e outras formas de energia luminosa também podem ajudar no processo de clareamento, mas o profissional tem que ser reconhecido na técnica e ela deve ser mais adequada para o caso. Se não for aplicada corretamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com