TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS NA EMPRESA

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS NA EMPRESA        

3 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        20

ANEXOS        21



  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma ponte entre os conteúdos estudados na disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e a realidade deste assunto no município de Pontes e Lacerda localizado no estado de Mato Grosso.

Em tempos onde a preocupação com o meio ambiente vem chamando cada vez mais a atenção dos estudiosos e da população de forma geral, o estudo do desenvolvimento Sustentável vem se tornando cada vez mais importante para o administrador público, é necessário que o Administrador saiba além de administrar o patrimônio financeiro dos estados e municípios, administrar também o consumo desenfreado dos recursos naturais.

Diariamente nos deparamos com fenômenos naturais que até 3 anos atrás não eram tão frequentes, tais como: Aumento significativo nas temperaturas, excesso de chuvas em alguns estados e escassez em outros, secas prolongadas e já não podemos mais notar as quatro estações.

A pesquisa foi desenvolvida através de uma entrevista com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo João Carlos da Silva Martins e teve como base um questionário elaborado de autoria do autor, e após o termino da pesquisa pode-se concluir que ainda existem muitas coisas a serem feitas por parte dos governantes em relação ao desenvolvimento sustentável de Pontes e Lacerda.


  1. DESENVOLVIMENTO

Localizada a aproximadamente 483 Km de distancia da capital do estado de Mato Grosso Cuiabá, Pontes e Lacerda possui 41.408 Habitantes e tem como principais fontes de trabalho duas mineradoras, um frigorifico e atividades agropecuárias além do comercio local.

Não é de hoje que ouvimos falar sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, porém nem todos sabem qual é seu verdadeiro significado, sendo assim antes de iniciarmos o assunto sobre desenvolvimento sustentável apresentaremos o conceito do mesmo:

Desenvolvimento Sustentável- É aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de atender ás necessidades das gerações futuras. (Rio+10 Brasil (2002a).

Agora que já sabemos o conceito de desenvolvimento Sustentável daremos continuidade na apresentação dos dados coletados na pesquisa.

  1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS NA PESQUISA

A primeira etapa da pesquisa foi a elaboração e aplicação de um pequeno questionário para o secretario de Meio Ambiente e Turismo de Pontes e Lacerda o senhor João Carlos da Silva Martins, porém antes de começarmos a falar sobre  a entrevista apresentaremos o que foi proposto no plano Municipal de Governo 2013-2016, em relação ao Meio Ambiente.

O planejamento urbano visa ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Mediante esta necessidade iremos avaliar a forma de como tem sido realizada a ocupação do solo, em especial, o surgimento de loteamentos. Com a sensibilização, mudaremos o atual perfil de ocupação ao desencadearmos uma ampla discussão, com a comunidade, sobre o Novo Plano Diretor previsto no Estatuto das Cidades (Lei nº. 10.257, de 10 de julho de 2001). O Processo de Ocupação e Planejamento Urbano da Cidade deve atender, portanto, aos seguintes preceitos:

• Criar código ambiental municipal;

• Criação do fundo municipal de meio ambiente;

• Criar projetos de preservação das serras que pertencem ao município;

• Criação de parques e áreas verdes;

• Implantar lixeiras para coleta seletiva de lixo urbano e tratamento de resíduos sólidos (domésticos, hospitalares e industriais);

• Fazer um estudo dos córregos que existem no município e apoiar os projetos que vem de encontro com o estudo realizado;

• Fortalecimento das ações ambientais já existentes como o festival de pesca, o passeio ecológico, além de promover projetos com interação dos estudantes, promover iniciação científica, de forma que venha a melhorar a qualidade de vida dos munícipes;

• Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas: planos de manejo e implantação de estruturas de visitação nas unidades de conservação do município;

• Preservação dos monumentos, construções e conjuntos naturais de valor histórico;

• Monitoramento de controle da poluição e qualidade ambiental;

• Monitoramento de transporte e armazenamento de cargas perigosas;

• Programa de educação ambiental; • Uso e conservação do solo e da água;

• Criar mecanismos que facilitem a participação no processo de tomada de decisões dos indivíduos, dos grupos e das organizações interessadas.

Questionário

  1. A prefeitura juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e turismo, possuem projetos que viabilizam a execução de uma administração voltada para o desenvolvimento sustentável?
  2. Como você gestor avalia as questões ambientais do município, levando em consideração os fatores econômicos, sociais e ambientais?
  3. O que é necessário para o administrador público como os governantes e membros das secretarias para que haja uma administração voltada para o desenvolvimento sustentável? Para você o que é desenvolvimento sustentável?

Após fazer uma análise do município de Pontes e Lacerda e das respostas apresentadas pelo secretario de Meio Ambiente e Turismo obtivemos os seguintes resultados.

O secretario nos informou que a prefeitura busca trabalhar das maneiras mais corretas em relação ao meio ambiente do município, buscando mudar a cultura dos moradores da cidade em relação ao desenvolvimento sustentável, e falou para nós como que foi a limpeza do córrego buriti ultimo evento realizado pela prefeitura em questões de educação ambiental, ate o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (270.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com