TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas Preconceito Linguístico

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Preconceito Linguístico

Ao decorrer do conteúdo, entendi que o preconceito linguístico é a desvalorização das variedades linguísticas existentes que são usadas por determinados grupos, onde esta variação pode ocorrer devido a mudança geográfica, econômica, social, etc. O preconceito linguístico ocorre no momento em que a forma que uma pessoa fala, é dada como incorreta e isso provêm de maneira equivocada sobre achar que existem formas de usar o idioma que são superiores a outras.

A imagem abaixo, se trata de uma tirinha, onde o preconceito linguístico está fortemente exposto no momento em que o papagaio pronuncia algumas palavras, que se observarmos ele aprendeu com seu antigo dono, e a mulher que comprou o papagaio fica incomodada e tenta devolve-lo, pois para ela, aquelas palavras são pronunciadas de forma errada e isso a incomoda. Fica evidente o incomodo, e o ar de superioridade da mulher, quando ela percebe que o antigo dono do papagaio, pronuncia as mesmas palavras que o animal, e para ela estão incorretas.[pic 1]

Outro exemplo de preconceito linguístico mostra-se nesta imagem, onde podemos observar uma disputa entre as garotas, onde elas discutem a forma correta de pronunciar um determinado alimento. Vemos que isso é preconceito linguístico com variação geográfica, pois ambas as palavras se tratam da mesma coisa, porém a disputa é sobre qual região nomeia o alimento de forma correta, embora não exista uma forma correta na variação linguística.

[pic 2]

Na narrativa abaixo, podemos observar vários aspectos do preconceito linguístico, começando pelo fato de que, o aluno Pedro acredita que pelo simples motivo de haver uma outra forma de falar, isso significa que a pessoa mora em outro planeta, ou seja, pessoas deste planeta, na visão de Pedro deveriam falar todas do mesmo jeito.

Trata-se de um gaúcho que está sofrendo na escola, pois ele fala com sotaque do Sul do Brasil. O preconceito linguístico é mostrado na narrativa quando percebemos que todos os alunos não gostam de ficar perto do aluno gaúcho, por não entender o que ele fala, como exemplo a palavra sinaleira.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (183.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com