TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade na Arquitetura Brasileira

Por:   •  18/10/2016  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Cauana Maciel cód.: 9758

RESENHA: Sustentabilidade na arquitetura brasileira

Por: Luana Dall’Agnol; Liliany Schramm da Silva Gattermann; Mariane Gampert Spannenberg Casa

A necessidade emergencial da sustentabilidade na arquitetura, o texto discorre sobre a construção sustentável, acredita que para uma obra atingir tais preocupações é necessário utilizar materiais reciclados e/ou com fornecedores certificados. Alguns exemplos são: blocos de entulho, madeira manufaturada com serragem e restos demolição, telhado verde, tijolos de solo-cimento. Porem são em média 30% mais caras que as convencionais, mas que este custo maior no começo se paga a longo prazo.

A aplicação de vários programas de computação gráfica inclusive com simuladores comportamentais dos edifícios em condições diversas, ajudam no planejamento e ordenamento da arquitetura contemporânea. Possibilitando uma maior visibilidade da construção eminente.

O texto exemplifica a sede do CREA-PR , o qual teve uma construção limpa, redução consumo energético e com pequeno impacto ambiental devido a escolha do sistema construtivo de pré-fabricado.

Alguns edifícios conquistaram o selo LEED do Green Building Council aqui no Brasil. Pois eles respeitam alguns requisitos de sustentabilidade, tais redução consumo de recursos naturais não renováveis e melhoria da qualidade de vida e saúde dos usuários indiretamente, redução consumo energético, um sistema de controle de descarte de entulho e reciclagem de lixo.

Conclue que a arquitetura sustentável ainda é um assunto pouco explorada. Os projetos da construção civil pelos profissionais engenheiros e arquitetos não aplicam ainda interamente o conceito devida a  resistência dos clientes em adotar medidas e técnicas sustentáveis em seus projetos. Esta pouca implantação deve-se  ao custo inicial, pois torna-se superior ao dos métodos tradicionais que não consideram esta pratica sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com