TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade na Arquitetura Brasileira

Por:   •  7/7/2017  •  Bibliografia  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

EDIVANIA AUGUSTO DOS SANTOS

PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BARRA DO BUGRES

Barra do Bugres – MT

(Fevereiro de 2017)[pic 3]

EDIVANIA AUGUSTO DOS SANTOS

        PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BARRA DO BRUGRES

                                

Trabalho apresentado para avaliação junto à disciplina de Teoria e Método de Pesquisa, do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Profa. Graciene Verdécio de Gusmão

Barra do Bugres – MT.

(Fevereiro de 2017)[pic 4]

  1. SUMÁRIO

1        RESUMO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        OBJETIVOS        5

3.1        OBJETIVO GERAL        5

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4        RESULTADOS ESPERADOS        6

5        METODOLOGIA        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

8        REFERÊNCIAS        12


[pic 5]

  1. RESUMO

Este pré  projeto visa relatar algumas ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID, onde iremos mostrar algumas atividades desenvolvidas pelos bolsistas, no qual daremos ênfase maior para apresentações de oficinas que foram desenvolvidas no ano de 2015 nas seguintes unidades escolares: Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda, Escola Estadual Alfredo José da Silva e Escola Estadual Júlio Muller, situadas na cidade de Barra do Bugres – MT, onde o PIBID atua. Essas ações são realizadas pelos acadêmicos e professores da UNEMAT campus Barra do Bugres, os quais são bolsistas dos subprojetos de Matemática do PIBID. Nosso intuito nesse pre projeto e mostrar algumas atividades que o PIBID tem como proposta para os bolsistas desenvolverem dentre elas   apresentar as oficinas. As oficinas desenvolvidas pelos bolsistas que atuam Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda do subprojeto PIBID de Matemática, cujos temas abordaram o uso de jogos matemáticos educativos para o ensino contextualizado da matemática.

 


  1. INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas de Iniciação da Docência (IDs) aos acadêmicos de licenciatura de modo geral para que os mesmos se relacionem com a teoria e prática do processo ensino e aprendizagem nas escolas públicas.

Dentre os objetivos do PIBID de acordo com a portaria 96, podemos destacar a inserção dos licenciados no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem.

Tais experiências, levam os IDs, a interagirem nas escolas de modo a desenvolver atividades conforme a necessidades de cada aluno. Sabemos que para os discentes a cada curiosidade há um desafio e cada desafio uma realidade, porém cada realidade uma superação.

Quando os IDs realizam atividades dentro da sala de aula, adquirem múltiplas. Experiências durante sua formação inicial. Nesta linha pensamento é possível ter uma perspectiva positiva e contribuir de forma coerente já que sabemos um pouco das dificuldades enfrentadas no processo ensino e aprendizagem, e, é importante mencionar que uma das propostas do programa PIBID é inserir os bolsistas com recursos metodológicos diferenciados nas salas aulas afim de contribuir com a formação acadêmica no intuito de romper paradigmas quanto a interpretação matemática.


  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Esta oficina visa contribuir para aprendizagem dos alunos inserindo aos mesmos conceitos e propriedades de conteúdo básico de matemática junto com o PIBID.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular o raciocínio logico através de atividade do jogo baralho da multiplicação envolvendo todos de todos os participantes.
  • Instigar o pensamento numérico e uma forma contribuir para aprendizagem do aluno, ou seja, ajulo apensar de forma mais rápida.
  • Possibilitar que aluno adquirir pensamento algébrico e muito importante no ramo da matemática, ou seja, através da oficina que iremos aplicar utilizar resolução de problema para ajudar o aluno a pensar de forma mais abstrata.
  • Propiciar a interação entre os alunos e um meio muito para troca de conhecimento nosso objetivo através do jogo baralho da matemática e domino da subtração eles aprendam ter uma atitude positiva com relação à Matemática e seus colegas assim todos aprimorando os conhecimentos já adquiridos.
  1. RESULTADOS ESPERADOS

 Na figura 1, temos uma foto que mostra os alunos fazendo interação com os Ids durante a realização do “Dia do PIBID na Escola”, onde foi possível perceber o quanto os jogos chamam atenção dos discentes por ser algo no qual não estão acostumados a vivenciar em seu cotidiano escolar.

Figura 1 – Interação dos Alunos com os IDs do PIBID.

[pic 6]

Fonte: Própria do autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (682.3 Kb)   docx (502.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com