TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões

Por:   •  31/3/2023  •  Abstract  •  5.810 Palavras (24 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 24

Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões AL[pic 1]

CNPJ: 32.410.109/0001-93

[pic 2]

Fazer o bem não tem preço!

Mas tem custo.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Projeto: Art Pen - Raízes Culturais

Tipo de evento: Oficinas de Artesanato Raiz

Local: Penedo

Referência: Sala de Aulas Sede Art Pen 

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Proponente: Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de AL - Art Pen

Endereço: Rua Damaso do Monte, 135, Bairro: Centro Histórico

Cidade: Penedo          Estado: Alagoas            CEP:57200-000 

CNPJ: 32.410.109/0001-93

Contato: 82 99699-7368

E-mail:  snascymento23@gmail.com   / artpen22@gmail.com

Site: www.artpen.com.br    /  https://artpen.com.br/portfolioartpen/

Representante legal:

Presidente: Adilson Pereira dos Santos

Resp. pelo Projeto: Sérgio Nascimento

1-Apresentação do Projeto e do Proponente

O projeto Art Pen Raízes Culturais, é apresentado pela proponente Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de AL, constituída como pessoa jurídica através com CNPJ: Nº32.410.109/0001-93 e exercendo atividades na área da cultura e da arte, focada no artesanato, com sede própria e foro na Comarca de Penedo no Estado de Alagoas.

Como todo estado de Alagoas, na cidade de Penedo ainda estamos sofrendo com as fortes chuvas que continuam a cair assolando uma região que por si só já tem sua miserabilidade bem aflorada, onde a maior renda vinha de uma usina de açúcar que faliu. Hoje estando sediada no baixo São Francisco a Art Pen com seus associados podem ajudar repassando seus saberes e fazeres, e buscar amenizar os muitos transtornos e perdas impostos por estas condições degradantes que estas mulheres, já tão sofridas, estão passando.  

Considerando:

 Que a cidade de Penedo, em Alagoas, é culturalmente diversificada, atuante e pluralista, o projeto Art Pen Raízes Culturais quer expandir estas valorosas artesanias impressa em nossos artesanatos.

Que temos em Penedo uma vasta gama de bairros carentes com mulheres em condições de vulnerabilidade, sem nenhuma formação, carentes de saberes e fazeres que possam lhes gerar renda, que lhes restaure e resgate sua dignidade e autoestima.

2- Objetivos Gerais

O projeto Art Pen Raízes Culturais propõe fomentar o artesanato de forma integrada, e o resultado principal é promover o fortalecimento das cadeias produtivas e da economia criativa, popular e solidária, objetivando o aprendizado voltado a geração de trabalho, geração de renda e cultural.

Ofereceremos uma educação empreendedora para mulheres em vulnerabilidade, priorizando as de comunidades carentes atingidas pelas inundações, que em sua maioria são arrimo de família, e não possuem nenhuma qualificação que possam lhe trazer alguma renda, fortalecendo sua autonomia e independência.

3- Objetivos Específicos

Isso será realizado especificamente através destas oficinas que visam oportunizar a estas mulheres condições de produzirem peças artesanais com baixo investimento, e isto se dará da seguinte ordem:

  1. A realização desta ação formativa seguirá em conformidade com a Instrução Normativa MC Nº 2 DE 23/04/201;

  2. Atenderemos mulheres em vulnerabilidade social a partir dos 16 anos com oficinas 100% gratuitas;
  3. Dando total condições para que recebam aprendizados globalizado e apoio com psicólogo voluntário em rodas de conversa;  
  4. Ministraremos estes aprendizados voltados ao desenvolvimento pessoal e das suas habilidades para produzirem peças que gerem renda;
  5. Buscaremos Resgatar a dignidade e autoestima destas mulheres que vivem em vulnerabilidade, despertando seu senso de empoderamento pessoal e pertencimento;    
  6. Daremos oportunidades iguais a todas, de um aprendizado com excelentes repasses de saberes e fazeres instruídos pelas Mestras Artesãs;
  7. Inseri-las nas feiras e oportunizar a oferta de suas peças a cadeia de lojistas especializados em artesanato.

4- Justificativa                                                                                                                       

  Os motivos da realização do projeto de oficinas é oportunizar o acesso destas mulheres em vulnerabilidades a este segmento artístico cultural visando primeiramente proporcionar uma atividade que lhes confiram renda, vindo em seguida a valorizar a pessoa apresentado a diversidade artesanal como princípio desta nova formação profissional. Para que isto ocorra oferecemos oficinas de bordados, pintura em tecido, crochê e filé, respeitando as diferenças e ajustando o artesanato às tendências e intervenções culturais inseridas em nossas raízes.

Este desenvolvimento pessoal só será possível com as parcerias sólidas, por quem pensa em investir não financeiramente, mas humanamente em outras pessoas, que tenham como princípio a responsabilidade civil e social, que apoie iniciativas que promovam a formação social/cultural/econômica, que possibilitem a geração de trabalho e renda a quem vive na tênue linha da miserabilidade além de conscientizar todas sobre a preservação do meio ambiente, o respeito às leis, a ordem mundial e principalmente a vida.

A Art Pen idealizadora deste projeto tem consciência de sua obrigação social e dispõem dos saberes e fazeres de suas Mestras associadas a expertise para executá-lo e que queremos oportunizar a estas mulheres, para tanto dar-se-á prioridade nacional ao projeto, mesmo porque a publicidade de replicabilidade não possuem fronteiras, oportunizando à aplicação do Principio da Internacionalidade da Cultura.  

O proponente necessita de apoio em incentivo fiscal, uma vez que nunca conseguiria realizar um projeto desta magnitude somente com recursos próprios, de forma a auxiliar mulheres em vulnerabilidade oportunizando à aplicação do Princípio do Livre acesso à Cultura, conforme preceitos da Constituição Federal e nos termos das Legislações Vigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com