TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]   

Universidade do Sul de Santa Catarina –

Unisul Digital

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Marketing e Gestão Comercial na Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professora: Janaína Baeta Neves

Nome do aluno:

Data: 11/04/2022

Orientações:

  • Procure a professora sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e vale 50% da sua nota total.
  • As avaliações deverão ser realizadas individualmente. Cite (no corpo do texto e no final) sempre as fontes pesquisadas; lembre-se que cópias literais sem fonte terão pesados descontos na nota; verifique os critérios de avaliação no plano de ensino). Tanto o conteúdo quanto a forma serão avaliados. Ou seja, além da coerência nos argumentos usados, também deve haver o correto uso da língua portuguesa.

Assista ao vídeo: “Como está o mercado da aviação após dois anos de pandemia” da CNN Soft Business de 10/02/2022 <https://www.youtube.com/watch?v=GbZ36d2zync>  

 

Leia o texto da SCHNAIDER, Amanda. Companhias aéreas sentem turbulências da alta nos combustíveis” Meio&Mensagem. Disponível em   <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2022/03/25/companhias-aereas-sentem-turbulencias-da-alta-nos-combustiveis.html> Acesso em 06 de abril de 2022.  

Posto isso, responda à seguinte questão: tendo em vista o contexto apresentado, faça uma análise detalhada de como está o composto de marketing das cias aéreas (de modo geral) nos dias de hoje. Cite os elementos de cada um dos P´s e análise quais são as principais oportunidades e desafios de cada um deles. (10 pontos)

As cias aéreas tem como seu produto um serviço, que são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis e “normalmente exigem mais controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade” (KOTLER; KELLER, 2013, p. 349). Esse é um desafio para os profissionais de marketing das cias aéreas, pois eles têm que “tangibilizar” o intangível.

Sem contar que o serviço oferecido é igual para todos, um voo seguro do ponto A ao B, podendo ocorrer variáveis com relação a tempo, conforto e utilidades a mais. Acredito que todas as companhias aéreas já entregam o nível 3 de um produto esperado, e acabam não tendo muita margem para mudanças no serviço oferecido, como internet a bordo, um serviço de bordo diferenciado, poltronas com maior espaço para as pernas para trabalhar no seu produto ampliado e potencial.

Outro grande fator que influencia demais na aviação é o seu produto ser extremamente perecível. Lugar vazio, é “produto descartado”. Como já é um mercado consolidado, acredito que seja um produto maduro, onde não haverá grandes variações, somente pelo aumento de demanda necessária.

As empresas aéreas por estarem em um mercado tão competitivo, devem focar e focam no seu posicionamento de marca. Ries e Trout (2003) definem posicionamento como a maneira pela qual as empresas são vistas pelo mercado e, mais importante, qual o lugar que ocupam na mente dos consumidores. É a batalha por um lugar distinto na mente dos consumidores. A diferenciação do serviço consiste em oferecer algo único, de valor superior, de maneira que isso seja perceptível e permita a cobrança de um preço maior, baseado no valor extra percebido e entregue aos clientes. (RIES; TROUT, 2003). É isso que as empresas buscam, oferecer serviços diferenciados para os clientes, como os citados anteriormente. Sem contar o Branding Equity, onde as empresas focam seriamente para firmar sua marca e identidade, com as cores da marca, dos uniformes, até pinturas diferenciadas de suas aeronaves.

Falando de preço, as empresas aéreas sofrem muito com a concorrência, e com os altos custos de operação, sendo o do combustível em torno de 50% do custo total. Qualquer variação mundial de negociações, guerras, pandemias incidem diretamente nesse custo e que acaba deixando as empresas sem muita margem, então acabam passando essas diferenças para o consumidor. Isso interfere diretamente nos planos de marketing das empresas, que muitas vezes usam de preços promocionais para estimular o consumo, como passagens de madrugada, compra com antecedência, adesão a programas de benefícios das empresas entre tantos outros recursos que podem ser utilizados para estimular a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com