TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  20/5/2023  •  Exam  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]   

Universidade do Sul de Santa Catarina –

Unisul Digital

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Meteorologia

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Questão 1: Uma aeronave voando numa região abrangida por uma frente fria, no FL100, entre o Florianópolis (SC) e Guarulhos (SP), encontra muita formação de nuvens cumuliformes, favorecendo a formação de gelo tipo claro. Responda: (3,0 pontos)

  1. O que poderá ocorrer com a aeronave em relação a estabilidade do voo?

Pode ocorrer o aumento do peso do voo consequentemente diminuindo sua sustentação, o gelo também pode contribuir para o aumento do consumo de combustível, o que por sua vez diminui a autonomia da aeronave.

  1. Quais procedimento(s) deverão ser aplicados pelo piloto?

Caso não consiga evitar as nuvens e gelo comece a se formar, o piloto deve utilizar o sistema antigelo seguindo as normas operacionais da aeronave e se possível subir para níveis mais altos ou descer para faixas térmicas positivas. Caso seja pego de surpresa o piloto deve reportar a formação de gelo e sua posição.

  1. Qual é a faixa de temperatura que propicia esse tipo de formação?

0 ºC a -10 ºC.

Questão 2: Considerando ainda o voo reportado na questão acima, sobrevoando a cidade de Curitiba, no FL100, encontra uma temperatura no nível de 10ºC e o QNH momento é de 1018,2 hPa. Com esses dados pergunta-se: (2,0 pontos)

  1. Qual o erro de pressão?

1018,2 – 1013,2 = 5 hPa = 150 ft

  1. Qual a temperatura ISA para o nível?

ISA = 10000x2/1000 = -5ºC

  1. Qual o erro de temperatura?

Entre a ISA e a temperatura real: 20ºC

Entre a temperatura real e 10ºC: 15ºC

Entre 10ºC e a ISA: 5ºC

  1. Qual a altitude indicada?

10150 ft

Questão 3: O serviço de Meteorologia no Brasil está dividido entre órgãos Federais que possuem funções operacionais definidas e disponibilizam produtos específicos para seus usuários. Cite a função do: (3,0 Pontos)

  1. Cite a função do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
  2. Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (CPTEC / INPE).
  3. Meteorologia Aeronáutica do Comando da Aeronáutica (DECEA)
  4. Descreva, pelo menos, 3 (três) importantes produtos disponibilizados por cada órgão.

  1. O INMET é o organismo responsável das Nações Unidas pela meteorologia, no que diz respeito ao tempo, ao clima e ciências afins e correlatas. Alguns exemplos de seus produtos são: Produtos numéricos do COSMO, o Boletim Agroclimatológico e relatórios de dados meteorológicos.

  1. O CPTEC / INPE tem como função segundo o site ccst.inpe.br é “prover o país com o estado da arte em previsões do tempo e clima e dispor da capacidade científica e tecnológica de melhorar continuamente estas previsões, visando o benefício da sociedade”. Alguns exemplos de seus produtos são: Previsão em seu site, previsão por e-mail, webservice.
  1. A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET) é o canal utilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar com o objetivo de oferecer acesso rápido, eficiente e seguro. Alguns exemplos de seus produtos são: Cartas meteorológicas, imagens de satélite e consulta de mensagens meteorológicas.

Questão 4: O Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA para prestar seu serviço com qualidade e segurança nas informações, atendendo regras nacionais e internacionais, mantém uma rede de Estações e Centros Meteorológicos que fazem a “observação, coleta, divulgação, análise e exposição”. A partir de 01 de fevereiro de 2021, a rede de centros meteorológicos foi reestruturada com a criação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica – CIMAER disponibilizando através da REDEMET seus produtos aos usuários. Elabore um resumo citando os Centros Meteorológicos constantes na estrutura operacional do CIMAER e suas respectivas atribuições: (2,0 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (295.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com